As práticas corporais de lutas estão cada vez mais inseridas na nossa cultura corporal de movimento. Nessa perspectiva, a disciplina de Lutas, do Curso de Educação Física da Unijuí, ministrada pelo professor Mauro Bertollo, proporcionou durante o semestre quatro oficinas com ênfase nas modalidades Taekwondo, Boxe, Judô e Capoeira. Segundo o professor Mauro, as vivências fazem parte do Plano de Ensino da disciplina e possibilitam aos alunos a aproximação com os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos de cada modalidade, bem como com os jogos de lutas, muito utilizados na iniciação dessas práticas corporais, especialmente na Educação Física escolar.
A oficina de Taekwondo foi ministrada no dia 13 de maio por Bernhardt Hegele, professor licenciado em Educação Física e Faixa Preta Terceiro Dan, instrutor certificado, proprietário da Rede Mestre de Ijuí Escola de Taekwondo Songahm - ATA. Hegele acredita que a interação entre a Universidade e egressos que estão tendo sucesso na vida profissional agrega valores aos conhecimentos da disciplina. “Para mim é uma grande honra poder contribuir com minhas vivências profissionais e ajudar a inspirar novos colegas”, afirma.
Já no dia 20 de maio foi a vez do Boxe, oficina proporcionada por Alexandre da Silva Savian, professor licenciado e bacharel em Educação Física, proprietário da Acadêmia Modelo, de Ijuí, treinador da campeã brasileira de boxe - categoria peso mosca, Gabrielle Ferreira de Sá, lutadora que também contribuiu com a realização da oficina. Para Alexandre, essas vivências são importantes para a formação acadêmica, sobretudo, por pensar que a maioria dos alunos não teve contato com as artes marciais na educação básica, pela escassa oferta de espaços especializados em lutas na nossa sociedade e pelo preconceito que ainda existe em relação às lutas. Savian salienta que a Unijuí é uma instituição que busca a aproximação com seus egressos, que utilizam a experiência de atuação profissional em suas respectivas áreas para debater com os estudantes. “No meu caso, tive a honra de ter ao meu lado a Gabrielle, que ajudou nas discussões e vivências, assegurando a troca de conhecimento entre técnico, atleta, futuros professores e profissionais da Educação Física”, enfatiza Savian. O professor evidencia, ainda, que novos horizontes estão surgindo para o profissional de Educação Física no que tange às lutas, mesmo para os que não são atletas ou ex-atletas da área, podendo atuar como técnico, fisiologista ou preparador físico.
O Judô foi a terceira modalidade desenvolvida. Foi realizada no dia 27 de maio, tendo como ministrante o professor Jean Veiga de Souza, Faixa Preta Terceiro Dan, licenciado em Educação Física, três vezes vice-campeão brasileiro na modalidade. Ele foi campeão pan-americano e conquistou o terceiro lugar no mundial do Rio de Janeiro, em 2011, organizado pela Federação Mundial de Judô. Jean é professor responsável técnico da Equipe SOGI-EFA Noroeste de Judô e parceiro em projetos sociais na região, atuando com o Judô. Para Jean, todos os conhecimentos sempre somarão na formação, pois pode-se adaptar ideias, conhecimentos, metodologias para essa área específica. “As lutas proporcionam um vasto leque de conhecimentos em todas as suas dimensões: técnica, social e cultural”, evidencia Souza. O professor afirma ainda que “através do conhecimento podemos quebrar paradigmas desse importante segmento da cultura corporal do movimento, que faz parte da evolução de muitos povos, sendo hoje praticada por milhões de pessoas em todos os países do mundo”.











Suelen Carolina Dias Roth foi a convidada para trabalhar a Capoeira nos dias 03 e 10 de junho. Suelen é estudante do curso de Educação Física e integra o Grupo Oxosse de Capoeira. É bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – Unijuí) e atua como instrutora da modalidade no Projeto Social Semeando Valores, da Prefeitura Municipal de Ajuricaba. A instrutora acredita que para os acadêmicos a vivência das diferentes modalidades contribui para que transitem pelos diversos conhecimentos adquiridos na disciplina, favorecendo sua inserção no âmbito escolar. Enfatiza que ao desenvolver a oficina de capoeira e arte marcial brasileira buscou possibilitar reflexões sobre os aspectos históricos e sobre a relação dessa prática com o contexto social. “Como ministrante da oficina e acadêmica do curso de Educação Física penso que esta experiência desafiadora e ao mesmo tempo gratificante, proporcionou um momento de aprendizado simultâneo: enquanto ensino, estou aprendendo”, afirma Suelen.
Na opinião do aluno da disciplina, Rodrigo Freitas Atkinson, que está cursando o 9º semestre do bacharelado, as vivências motoras de lutas desenvolvidas por profissionais da área em questão durante as aulas, qualificam no que tange aos conhecimentos básicos sobre o assunto, assim justificando a prática, tanto na perspectiva da licenciatura, quanto do bacharelado, podendo ser aprofundado dependendo do objetivo de cada profissional. “Hoje, no final do curso, reconheço a importância de experimentar o máximo de vivências motoras, a fim de que isso nos proporcione saberes e também segurança ao entrar no mercado de trabalho”, reitera Rodrigo.
Para o professor Mauro, contar com a parceria de profissionais especializados em cada área, sobretudo, estes sendo egressos ou acadêmicos do curso de Educação Física da Unijuí, é uma honra e oportunidade ímpar para a formação de seus alunos. “Durante as oficinas há o contato mais preciso dos elementos técnico-táticos, regras e, até mesmo, de curiosidades sobre as modalidades apresentadas. Penso que esse tipo de ação pode ajudar a desmistificar a ideia de que, enquanto profissionais de Educação Física, não somos capazes de trabalhar com determinadas manifestações da cultura corporal de movimento, nesse caso específico, com as lutas”, salienta Bertollo.
Com o objetivo de mostrar tecnologias relacionadas ao cultivo da batata-doce e da mandioca, o Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) da Unijuí recebeu, nesta terça-feira, 18, Dia de Campo. O encontro objetivou o estudo das hortaliças, abrangendo a produção de mudas, cultivo e aproveitamento na alimentação, sistemas de manejo, processamento e agroindustrialização. Participaram do evento produtores rurais, profissionais que atuam na área, estudantes de graduação e também o público em geral, totalizando cerca de 100 pessoas de diferentes municípios da região.
As estações de trabalho trataram dos seguintes temas: Viveiros de produção de mudas de batata-doce na região Noroeste do Rio Grande do Sul; Aproveitamento de batata-doce e da mandioca na alimentação; Sistemas de cultivo e manejo da batata-doce e da mandioca; e Pós-colheita, processamento e agroindustrialização da mandioca e da batata-doce.
Segundo o professor Osorio Lucchese, chefe do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí (DEAg), é importante reforçar a importância dessas duas culturas dentro da região. “O Dia de Campo mostrou as potencialidades, desde a produção de mudas, passando pelas técnicas de cultivo, até a agregação de valor na alimentação, além do incremento na renda a partir de produtos industrializados”, observa.
A iniciativa foi realizada em conjunto pela Unijuí, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura de Augusto Pestana e Prefeitura de Ijuí.




















Rafael Fischer é estudante do curso de Design da Unijuí. Porém, antes de ingressar na educação superior, optou pelo ensino técnico, curso que iniciou aos 15 anos. “Escolhi fazer o técnico pela facilidade, já que a escola oferecia o ensino médio juntamente com o técnico, e porque, na época, eu já pensava em me inserir no mercado de trabalho logo após me formar no ensino médio”, conta o estudante.
No entanto, Rafael decidiu investir no ensino superior. “Apesar do técnico me oferecer bastante conhecimento prático, eu sentia falta de uma base teórica mais aprofundada. Além disso, eu vi na graduação uma maneira de me colocar em um mercado mais exigente. Outro ponto importante, também, era o meu sonho de ser professor, que eu tenho desde pequeno, e para o qual o nível superior é o único caminho”, explica.
O técnico em projeto de mobiliário ajudou na escolha do curso superior. Segundo ele, antes de fazer o técnico nem sabia o que era Design: “Eu pensava em fazer Arquitetura ou Artes Visuais, que era o mais próximo das coisas que eu gostava. Foi por meio do curso técnico que eu entrei em contanto com professores que eram designers e me identifiquei muito com a área, e vi que aquilo era na verdade o que eu queria”.
Cursando o 8º semestre de Design, Rafael diz que o curso oferece metodologias de ensino diferenciadas e interativas, além de projetos de extensão que beneficiam a comunidade, contribuindo para aprofundar os conhecimentos dos estudantes. O estudante, que atualmente realiza estágio na Universidade, planeja, em um futuro próximo, abrir o próprio escritório ou estúdio de design, e, juntamente, seguir a carreira acadêmica. “Quem sabe, um dia, voltar para a Unijuí como professor”, almeja.
Com o objetivo de instrumentalizar o trabalho para o desenvolvimento de ideias de Negócios de Impacto Social (NIS), a Unijuí promoveu, na tarde desta segunda-feira, 17, Ciclo de Formação para a Pesquisa e Extensão, realizado no Centro de Eventos do Campus Ijuí.
Participaram da atividade bolsistas e voluntários de Projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos na Universidade. Na programação foi realizado o "Workshop de Negócios de Impacto Social", ministrado pela professora Aurélia Adriana de Melo, doutora em Administração, membro da Rede e do Conselho do Programa Academia do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), professora da Unisinos.
O tema apresentado no Workshop tratou de negócios viáveis economicamente e que tenham impacto social, ou seja, iniciativas que busquem soluções para questões sociais. Este tipo de empreendimento trata de organizar demandas importantes de um local, de uma comunidade, no intuito de promover transformações. Desta forma, muitos são os desafios para o empreendedor neste contexto, em que a geração de valor para a sociedade seja um dos principais norteadores do negócio.
O Ciclo de Formação Para a Pesquisa e Extensão foi promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Durante o encontro, o professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor da área, realizou uma saudação institucional aos participantes.
A palestrante é doutora em Administração (área de concentração Gestão da Tecnologia e da Produção/Gestão da Inovação Tecnológica) pela UFRGS. Mestre em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP). Especialista em Gestão da Produção (UFRGS). Engenheira Mecânica (UNICAMP). Realizou estágio de doutoramento com bolsa CAPES na Université Paris Sud. Vinculou-se à Unisinos em 2012, onde é professora assistente nos cursos de graduação da Escola de Gestão e Negócios nas áreas de Empreendedorismo e Inovação e membro do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI-UNISINOS). É avaliadora dos Prêmio Nacional de Inovação e Prêmio Gaúcho de Inovação. Membro do Comitê de Inovação do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP).










“Todo professor é sonhador e idealista. Desde sempre ambicionei tornar o mundo melhor e ser professor foi a forma que encontrei para tornar isso possível. Essa profissão me possibilita estudar e estar em constante aprendizagem com os livros e com relações humanas que vão sendo construídas por meio do saber”, destaca o protagonista da campanha de Vestibular de Inverno da Unijuí, Anderson Oliveira.
Anderson Amaral de Oliveira é egresso e professor de língua e literatura inglesa na Unijuí. Atualmente coordena o Laboratório de Ensino de Línguas (Lelu), também é coordenador institucional do programa English Teaching Assistant Fulbright/Capes e coordenador do projeto de extensão Traças Digitais.
“Estou bastante ligado ao processo de internacionalização da Unijuí, buscando realizar uma mudança cultural monolíngue para uma cultura multilíngue. Nossa ideia é proporcionar para a comunidade acadêmica oportunidades de formação em outros idiomas”, frisa o professor.
O protagonista ressalta que sua trajetória na Unijuí é longa e muito gratificante. “Comecei na Unijuí como aluno do curso de Letras Inglês, sendo bolsista pelo Prouni, foi quando descobri a paixão por ensinar. Após a conclusão do mestrado participei do processo seletivo na Unijuí e hoje faço parte do quadro docente. Tenho o prazer de ser colega de muitos professores que participaram do meu processo de formação. É uma responsabilidade muito grande”, afirma.
Anderson destaca a importância da educação e da formação. “A Unijuí e eu temos uma missão em comum, que é promover a integração e o desenvolvimento por meio da educação. Nesse sentido, trabalhar para a Unijuí representa a possibilidade de construção de um projeto de vida voltado a servir ao meu próximo e à minha comunidade. O desenvolvimento da educação significa ter uma sociedade mais igualitária, justa e mais humana, não importa quanto tempo leve, nesse caso o tempo é relativo. Apostar na educação é apostar no ser humano”, conclui.
Vestibular - Se você também sonha em transformar seu futuro na Universidade e conquistar seu espaço, pode se inscrever até o dia 30 de junho no Vestibular de Inverno da Unijuí. Para fazer a inscrição basta acessar unijui.edu.br/vestibular.
Os preparativos para mais uma edição da Indumóveis estão intensos. A Unijuí, enquanto Universidade Regional e patrocinadora oficial do Espaço Startups da Feira, está organizando uma programação completa e diversificada para o evento.
Uma das principais atrações será desenvolvida em parceria com a Universidad Nacional de Córdoba: três workshops com o renomado arquiteto, professor e criador de mobiliário multi-premiado, Jonny Gallardo. O professor da Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Diseño ministrará, no dia 20 de junho, às 19h45, a oficina “Arquitetura e mobiliário, um sistema de relações” para empresários e profissionais. No dia 21 de junho, às 18h, “Pesquisas projetais e paisagens radicais” para estudantes. No sábado, dia 22 de junho, o tema será “Objeto futuríveis, futuros possíveis”, programação que será aberta para a comunidade participar.
Ainda, na sexta-feira (21), a professora do curso de Design da Unijuí, Fabiane Volkmer Grosmann, vai ministrar, às 20h40, o workshop “Ergonomia no setor moveleiro”. No sábado, às 15h, o professor Eder Pedroso, do curso de Engenharia Civil da Unijuí, falará sobre “Inovação na Indústria da Construção Civil: uma amostragem de possibilidades e de novas tecnologias”.
Como patrocinadora do Espaço Startup na Indumóveis, a Universidade também vai participar da Feira mostrando o trabalho de quatro empresas, todas integrantes da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec). São elas: Quimea Ambiental, Inventus, Hex e Grupo Aero.
Envolvendo um dos pilares da Universidade, a pesquisa, outras ações serão desenvolvidas pelo Laboratório de Gestão e Negócios, vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), com expositores e visitantes da Feira.
Estudantes, egressos e incubados da Criatec também estarão presentes, nos dias 21 e 22 de junho, no Hackathon Indumóveis. Serão apresentados aos participantes os principais desafios que a construção civil enfrenta na atualidade. Ao longo dos dois dias terão que criar soluções para esses problemas e apresentá-los para uma banca de jurados. A premiação será de R$ 8.000 para a equipe vencedora.
Os visitantes também poderão conferir, no estande institucional da Unijuí, no Pavilhão 1, uma mostra de projetos tecnológicos desenvolvidos pelos cursos de Engenharia do Campus Santa Rosa, além de tirarem dúvidas sobre as campanhas de Vestibular de Inverno, Medicina e a nova proposta do EAD.
Pavilhão 01 - Parque de Exposições de Santa Rosa
Com tradição na formação de professores, a Unijuí possui um conjunto ofertas na área da educação. Confira as possibilidades e saiba mais sobre os cursos:
O curso prepara você para atuar com práticas corporais, na atenção à saúde coletiva e individual, em educação em saúde, na orientação de atividades de lazer, bem como, para realizar a gestão de serviços públicos e privados de atividades físico-esportivas. Também, no planejamento e condução de projetos de iniciação esportiva em diferentes espaços sociais e com diferentes grupos populacionais. O curso de Licenciatura em Educação Física prepara para atuação na Educação Básica, no ensino fundamental e médio, bem como, em instituições educacionais não formais. Para compreender a função social da escola os compromissos da Educação Física como disciplina escolar, para planejar, orientar e avaliar programas de práticas corporais.
Prepara você para atuação no ensino de história na educação básica, séries finais do ensino fundamental e ensino médio. Prepara para a contextualização de questões emergentes no mundo contemporâneo, discutindo as problemáticas que atingem a historia geral e do Brasil, bem como, para fazer análises de estruturas e conjunturas. Para se posicionar criticamente perante os acontecimentos através da intervenção social em palestras e produção de análises em forma de artigos tanto para a imprensa como para periódicos.
Prepara você para atuação no ensino, na educação básica, ensino fundamental e médio. A linguagem é o que permite ao homem constituir-se enquanto tal. A língua, por sua vez, é um dos elementos identitários de um povo. Pensando nisso, o curso prepara você para utilização da linguagem e, mais especificamente, das línguas portuguesa e inglesa em suas condições reais de uso, seja por meio da fala, da escrita ou da leitura.
Prepara você para atuar na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na gestão dos processos educativos e, no ensino médio. Para compreender, organizar e conduzir os processos pedagógicos nas instituições educacionais, atentos às diferentes posições subjetivas de uma criança, de um adolescente e de um adulto, que constituem-se a partir de suas relações com o meio e com as pessoas com as quais convivem no contexto educacional em que se inserem.
Prepara você para intervir no campo da saúde mental, tanto clinicamente, quanto nos aspectos que envolvem as questões organizacionais, de saúde mental no trabalho, os processos educacionais e sociais, a fim de que possa desenvolver ações de prevenção e promoção à saúde, e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades.
O Vestibular
Para tornar-se um profissional da área da educação formado pela Unijuí inscreva-se no Vestibular de Inverno 2019 até o dia 30 de junho. Na Unijuí “Quem se encontra, transforma”, uma Universidade completa e com excelente avaliação do Ministério da Educação. A prova será realizada no dia 07 de julho, nos quatro campi. Os candidatos podem optar ainda por aproveitar a nota do ENEM dos anos de 2016, 2017 e 2018.
Os alimentos que consumimos e a matéria-prima que compõe a alimentação humana e animal vêm da agricultura. Já o desenvolvimento da agricultura de forma sustentável depende de profissionais qualificados. A qualidade dos alimentos de origem animal e o cuidado com a saúde dos animais também requer a atuação de profissionais preparados para lidar com as demandas do mercado.
Para atender essas áreas fundamentais para o desenvolvimento regional, a Unijuí oferta os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. Os cursos são ofertados no Campus Ijuí e dispõe de uma ampla estrutura formada por laboratórios, salas de aula e uma escola fazenda, além de professores qualificados para garantir uma formação completa para os futuros profissionais.
Saiba mais sobre os cursos:
Agronomia
O curso de Agronomia da Unijuí prepara profissionais para atuarem nessa importante área que é a agricultura, formando agrônomos e agrônomas para trabalharem o desenvolvimento da agropecuária de forma sustentável, com condições de compreender a prática dos agricultores, entender a relação entre a produção agrícola e a agropecuária, empreender e inovar nas atuais formas de agricultura desenvolvidas, tudo isso com conhecimento técnico e científico no campo da Agronomia. Saiba mais sobre o curso no portal: unijui.edu.br/agronomia.
Medicina Veterinária
O curso de Medicina Veterinária da Unijuí prepara profissionais para atuarem no cuidado da saúde e bem-estar animal, com conhecimentos técnico-científicos para a garantia sanitária e de qualidade dos produtos de origem animal, controle de zoonoses e adequação do processo produtivo animal às novas normas e exigências de um desenvolvimento sustentável. Saiba mais sobre o curso no portal: unijui.edu.br/medicinaveterinaria.
Vestibular - Conheças todas as ofertas do Vestibular de Inverno da Unijuí em unijui.edu.br/vestibular. As inscrições estão abertas até 30 de junho.
Aconteceu, no último sábado, 15 de junho, o Arraiá da EFA na quadra de esportes da Escola. O evento contou com a participação de todas as turmas da Escola. A atividade foi um momento de integração entre escola e família. As turmas dos Anos Finais e Ensino Médio foram responsáveis pelas tendas de jogos como: chute a gol, argola, fura balão, pescaria, tiro ao alvo, boca do palhaço, boliche e estalinho. O Conselho de Pais preparou o Suco de Uva, as famílias trouxeram o lanche coletivo e as crianças realizaram apresentações artísticas que embalaram a tarde de festejos.











O Grupo de Estudos Interdisciplinares (GEIs) intitulado como “As práticas pedagógicas do brincar e a Ludoteca como espaço de formação das licenciaturas”, da Unijuí Santa Rosa, é coordenado pelas professoras Claudia Maria Seger e Cleia Inês Rigon Dorneles, dos cursos de Pedagogia e de Educação Física.
Uma das ações sociais previstas no cronograma de 2019 do grupo de estudo, contemplou na sexta-feira (14), a Trilha das Sensações, no Colégio Dom Bosco, de Santa Rosa.
As turmas do turno integral da escola se envolveram no projeto pedagógico, “A arte de contar e encantar-se com as histórias”. A atividade propiciou as crianças um grande interesse e curiosidade por diferentes sensações e texturas. As turmas do Ensino Fundamental, Anos Inicias, e Educação Infantil juntamente com a turma da professora Mainara Andressa Binkoski vivenciaram uma semana de percepções e diferentes sensações.
De acordo com a professora do curso de Educação Física, Cléia Dorneles, “a partir do projeto pedagógico da escola, organizamos a trilha das sensações que teve início por meio de uma roda de conversa, objetivando resgatar com as crianças o que estavam vivenciando nas aulas, bem como, convidá-las a dar um passeio por uma trilha com muitas surpresas. A trilha aconteceu dentro de um túnel com materiais que estimularam diferentes sensações. Caminhando sobre texturas, o ambiente estava com cheiros e temperaturas diversificadas, onde as crianças puderam explorar de diferentes formas. Finalizando com uma roda de conversa sobre as suas percepções”, destacou.





Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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