FIDENE/UNIJUÍ mobiliza setores e departamentos para a realização de ações solidárias alusivas ao dia do amigo e do voluntário - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

FIDENE/UNIJUÍ mobiliza setores e departamentos para a realização de ações solidárias alusivas ao dia do amigo e do voluntário

                

Há alguns anos, para celebrar o Dia do Amigo, que transcorre em 20 de julho, e do Voluntariado, que transcorre em 28 de agosto, a Fidene/Unijuí mobiliza seus setores para fazer o bem por meio de ações solidárias. A campanha é uma iniciativa do Programa de Relacionamento Interno da Universidade, o Sinergia. Neste ano, as atividades aconteceram, em sua maioria, no mês de agosto e setembro, e envolveram técnicos-administrativos e de apoio e docentes de todos os departamentos e setores, que por meio do espírito de solidariedade beneficiaram centenas de pessoas. 

Conheça as ações realizadas por cada setor e também a galeria de fotos: 

Campus Santa Rosa: a ação foi feita junto à  Secretaria de Assistência Social do Município de Santa Rosa com a doação de alimentos para o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social. Esses alimentos ficam disponibilizados no Banco de Alimentos e posteriormente são destinados às famílias selecionadas e avaliadas pelo CRAS. Além de alimentos, houve doação de roupas. 

Campus Três Passos: foi feita ação junto à família Macedo, da cidade de Três Passos, que teve a casa e todos os bens consumidos pelo fogo. Foram doadas roupas e um vale compras para que a família utilize em um Supermercado da cidade, principalmente na compra de leite para as duas crianças.  

Campus Panambi: a ação foi feita junto ao Hospital da Cidade, com campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis entre docentes e técnicos. 

DACEC: foi feita a doação de 30 kits de materiais básicos de higiene para auxiliar pessoas que estão internadas no HCI/CACON - Ijuí, na ala do SUS, e que não têm condições de terem consigo itens de higiene durante o período da internação.

A entrega dos kits foi acompanhada de um cartão impresso e anexado aos mesmos. 

A EFA e o Museu também doaram itens de higiene pessoal ao HCI (Ijuí), para distribuição aos pacientes carentes. 

DCEEng: a instituição escolhida para a ação foi o Sítio de Acolhimento SOS Vida, localizado no município de Coronel Barros. O Sítio é de apoio a homens em situação de vulnerabilidade social, tem capacidade para acolher 20 pessoas e conta com uma estrutura formada por médico, psicólogo e assistente social. O sítio sobrevive apenas de doações, e qualquer doação é bem recebida. Os próprios internos realizam o trabalho de cuidado com o espaço e auxiliam nos cuidados com os demais internos. O DCEEng fez a doação de lençóis, fronhas, travesseiros, toalhas de banho e fraldas. 

DHE e NEAD: foi feita ação social em benefício do Lar Bom Abrigo, de Ijuí, com a doação de diversos itens de higiene e limpeza. O Lar possui atualmente 18 crianças e adolescentes acolhidas, que recebem o cuidado e a dedicação de cerca de 10 funcionários, assim como a atenção em diversas áreas, como assistência social,  psicologia e educação. O Lar Bom Abrigo se mantém por meio de diversas parcerias e, especialmente, através de doações da comunidade. 

DEAg: foi feita doação de valores ao GICAI - Grupo de Incentivo ao cuidado com animais de Ijuí - para compra de ração e outros itens necessários. 

DCJS: foi feita arrecadação de doações para o CAPS Infantil, que atende em torno de 450 crianças e adolescentes em sofrimento psíquico e com autismo. Foram recolhidas doações de materiais pedagógicos, livros de literatura e materiais escolares. O objetivo foi auxiliar com materiais para a realização das terapias que são realizadas com brincadeiras e jogos para desenvolver o lúdico e raciocínio lógico. 

DCVida: Foram coletadas doações para compra de brinquedos para a Escola Cândida Turra, do Bairro Getúlio Vargas, de Ijuí, que atende crianças de 2 a 7 anos, em sua grande maioria, muito carentes e em situação de vulnerabilidade social. 

AGIT e a UEC:  foi feita visita à Casa Lar do Idoso, no Bairro Glória/Ijuí, com atividade de interação com músicos, momento de reflexão e entrega de presentes. 

Assessoria Jurídica:  foi auxiliada uma família que se encontra em situação de vulnerabilidade social - a família da “Vó Carmela”, que reside no bairro Osvaldo Aranha/Ijuí, com a filha (apaeana), e três netos, de 07, 08 e 09 anos. Foi doada uma cesta básica de alimentos e livros infantis. 

Editora Unijuí, Biblioteca Mario Osorio Marques, CEP e Corede-NORC: realizaram conjuntamente a doação de alimentos para o “Sopão Comunitário” promovido pela Igreja Assembleia de Deus Unidade Cristã, do Bairro Herval/Ijuí, a qual serve sopa para pessoas carentes aos sábados ao meio-dia. São servidos aproximadamente de 80 a 120 pratos, além do que é levado para casa. A alimentação é feita por voluntários com o uso de doações da comunidade, de mercados, de fruteiras e padarias. A referida igreja é coordenada pelo pastor, senhor Selvino Wilmar Rodrigues, e sua esposa, senhora Noemi Rodrigues. 

Controladoria e RH: foi realizada ação junto ao Núcleo Social de Ijuí, mantido pelo Lar Henrique Liebich, que desenvolve oficinas pedagógicas no contra turno escolar. São atendidas cerca de 100 crianças oriundas de escolas públicas das comunidades carentes do entorno do Lar, localizado no Bairro Glória, em Ijuí. Foram doados itens de higiene e limpeza. 

O Núcleo Social não recebe ajuda financeira do município, sendo que ainda são parcialmente mantidos pela Instituição MASA, da Alemanha. Porém, esta ajuda financeira está diminuindo a cada ano. Desta forma, qualquer doação é muito bem-vinda para eles, desde roupa e calçados (que eles utilizam no brechó para arrecadar fundos para o Lar), alimentos, materiais de higiene e limpeza, entre outros.

Coordenadoria Financeira: a Instituição “adotada” foi a SABEVE, que recebeu um rancho com alimentos, materiais de higiene pessoal e limpeza, além da visita de duas colegas que representaram o setor para fazer a entrega e conversar um pouco com os idosos que residem na SABEVE. Conheceram a realidade deles e puderam verificar que a grande maioria se sente muito bem acolhida lá. 

Coordenadoria de Marketing: a ação foi realizada junto ao Banco de Sangue do HCI, onde os colaboradores realizaram doação de sangue, já pelo segundo ano consecutivo. 

Secretaria Acadêmica e COINF: foi realizada ação junto ao Lar MEAME, localizado no Bairro São José, em Ijuí, com doações de vários itens em atendimento às necessidades das crianças acolhidas. Os representantes dos setores tiveram contato com algumas crianças e também com os dirigentes, que relataram os principais desafios que são enfrentados para manter a instituição em funcionamento. 

A Coordenadoria Patrimonial e de Serviços também organizou uma ação para o Lar MEAME, com a doação de itens de higiene e limpeza. 

Reitoria: A ação foi feita junto ao Lar AFIMM, localizado no Bairro Luíz Fogliatto, em Ijuí. O Lar acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social e enfrenta muitas dificuldades para sua manutenção. Foi realizada doação de alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza.

Rádio UNIJUÍ FM: vai desenvolver uma ação solidária no "Aulão do ENEM”, que será promovido em conjunto com um apoiador da Rádio no dia 19 de outubro. Será solicitado aos participantes a doação de um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será doada a uma instituição carente de Ijuí em visita da Rádio com uma programação especial.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.