
Com o intuito de capacitar os fisioterapeutas com estratégias de avaliação e reabilitação de doenças que afetam o equilíbrio corporal, a Unijuí está ofertando a qualificação profissional em Clínica e Reabilitação nas Doenças Vestibulares. As inscrições estão abertas até o dia 7 de setembro e podem ser realizadas em unijui.edu.br/educacaocontinuada.
O curso possibilita que o participante estude os aspectos clínicos das vestibulopatias, abordando temáticas como a epidemiologia dos distúrbios; fisiopatologia e quadro clínico; avaliação; tratamento clínico e a reabilitação física e funcional do paciente.
As vestibulopatias são doenças que afetam o equilíbrio corporal, sejam elas de origem periférica ou central. As mais comuns são vertigem de posicionamento paroxística benigna (VPPB), vertigem postural fóbica, vertigem central, neurite vestibular, doença de Menière e enxaqueca.
A reabilitação por meio da fisioterapia tem sido reconhecida como recurso para pacientes que possuem frequentemente os sintomas da vertigem, que é a perda de equilíbrio causado pela sensação de se estar girando em um ambiente ou de ter o local ao seu redor girando em torno de si, mesmo estando imóvel.
Para mais informações sobre essa e outras qualificações profissionais ofertadas pela Unijuí, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
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A Hooks, empresa de tecnologia e marketing digital, e empresários parceiros promoveram, na última semana, um evento de conexão entre empreendedores, onde foram debatidos temas como mercado, inovação e vendas. O evento ocorreu na Criatec da Unijuí e foi dividido em dois momentos: um visando apresentar projetos de algumas incubadas e outro dedicado a contribuições e feedbacks dos empreendedores que já estão inseridos no mercado.
Estavam presentes no evento, representando a Hooks, Joel Davanti, Everson Rocha, Rodrigo Gelatti e Jader Marks. Representando a Incubadora e a Unijuí estavam a coordenadora, Maria Odete Palharini; e o vice-reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, professor doutor Fernando Jaime González. Também estavam presentes os empreendedores João Fernando Weber, Rodrigo Bariquello Pinto, Rafael Augusto Stroher, Jeferson Evandro Franco Correa, Cesar Augusto Fensterseifer, Isabela Albarello Dammer, Nadine Muller e Larissa Eickhoff.
De acordo com Maria Odete, os momentos nos quais é possível apresentar um pouco do que as incubadas realizam são muito proveitosos. “Foi muito produtivo porque, apesar da divulgação que é feita dos produtos e serviços das incubadas, ainda há empresários que não sabem o que é feito por aqui”, relata.
Por outro lado, realizar bate-papos com empreendedores que já estão no mercado de trabalho é favorável também para aqueles que estão dando seus primeiros passos. "A oportunidade de ouvir dicas de empresários mais experientes, que estão há mais tempo no mercado, ajuda na definição das estratégias de desenvolvimento das empresas residentes na incubadora”, acrescenta.
O próximo encontro ocorrerá no mês de setembro, com temas e empresas diferentes. “A proposta é simples: a empresa Hooks traz os convidados externos e eu convido algumas incubadas, que farão a apresentação do seu pitch de venda. Dessa forma, vamos ampliando as parcerias e as possibilidades de networking”, completa Maria Odete.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


A Unijuí é uma das apoiadoras da palestra “Seja inovador, seja ágil - Como inovar com métodos ágeis”, promovida pela Tecnicon Sistemas Gerenciais. O evento será realizado na próxima segunda-feira, 8 de agosto, às 20h, junto ao campus da Unijuí em Santa Rosa.
Gratuita, a palestra foi pensada com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação e tecnologia do Rio Grande do Sul. Os participantes vão aprender a utilizar a inovação como meio para acelerar o crescimento profissional; vão entender como os Métodos Ágeis estão sendo utilizados ao redor do mundo; e aprender quais são as habilidades de um excelente profissional do futuro.
À frente da palestra estará Rildo Santos, especialista em Inovação e Tecnologia, mentor e profissional com mais de 20 anos de experiência no setor de serviços de informação.
Para se inscrever, é necessário preencher o formulário neste link. As vagas são limitadas.

O Projeto de Extensão Física para Todos da Unijuí busca levar conhecimento para a comunidade por meio da experimentação de atividades que envolvem a física no cotidiano. Também visa explicar, a partir da prática, o funcionamento de dispositivos tecnológicos e de fenômenos da natureza e, dessa forma, despertar o interesse das pessoas para outras descobertas científicas e aproximá-las do estudo da física.
Para o segundo semestre de 2022, diversas atividades estão sendo planejadas. Uma delas é uma exposição interativa, prevista para acontecer em outubro, junto à 6ª edição da Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (MoEduCiTec). Também será realizada uma oficina de introdução à eletrônica com alunos das redes de ensino, que está programada para os meses de setembro e outubro e terá duração de 32 horas.
Além disso, o projeto irá promover ações em outros municípios da Região. “Será realizada uma exposição interativa no campus da Unijuí de Santa Rosa e outra no I Encontro de Iniciação Tecnológica de Santo Augusto”, destaca o coordenador do projeto, professor Nelson Toniazzo.
Na primeira metade do ano, o Física para Todos realizou atividades com turmas do Colégio Cenecista Sepé Tiaraju de Santo Ângelo, sobre astronomia; promoveu a Oficina de Formação para os Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no Colégio Sagrado Coração de Jesus de Ijuí; e efetuou um itinerário formativo com estudantes do Colégio Evangélico Augusto Pestana de Ijuí, abordando eletrostática e magnetismo.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

A região Noroeste do Rio Grande do Sul se destaca pelo grande número de empresas destinadas à produção de sementes de espécies graníferas e forrageiras. Pensando na necessidade de constante atualização dos profissionais que atuam nesta área, a Unijuí ofertou a primeira edição da Pós-Graduação Lato Sensu em Produção e Tecnologia de Sementes. O curso, que teve início em agosto de 2020, chegou ao fim na última sexta-feira, dia 29 de julho.
A coordenadora da oferta, professora Gerusa Massuquini, destaca que foram 17 profissionais formados, de diversas áreas da Produção e Tecnologia de Sementes. “Nosso curso abordou, entre aulas práticas e teóricas, assuntos que vão desde a legislação de sementes até a parte de beneficiamento, armazenamento e comercialização”, relata.
Formado em Agronomia pela Unijuí em 2011, Pedro Henrique Mastella afirma que buscou na Pós-Graduação uma forma de se qualificar profissionalmente, uma vez que já estava inserido no mercado de trabalho. “A Unijuí tem professores qualificados, que nos possibilitaram, além dos aprendizados em sala de aula, muitas viagens onde tivemos a oportunidade de conhecer na prática e discutir com outros pesquisadores sobre as matérias e assuntos das cultivares. A qualificação foi muito importante para meu crescimento profissional”, declara.
A engenheira agrônoma Graziela Corazza também procurou a especialização para se atualizar profissionalmente e garante que foi uma experiência engrandecedora. “A especialização conta um escopo amplo de disciplinas e professores que atuam na área de cada disciplina, então nós tivemos conteúdos bem atualizados e contamos com várias viagens técnicas que foram muito proveitosas”, salienta.
Segundo a coordenadora da Pós, ao longo dos dois anos de curso os estudantes puderam conhecer diferentes realidades da Produção e Tecnologia de Sementes. “Contamos com a participação de professores com experiência tanto acadêmica quanto prática, o que tornou nosso curso realmente diferenciado, especial”, ressalta Gerusa, que ainda faz um convite. “No próximo ano lançaremos a segunda edição do curso e gostaria de convidar a todos para participarem”, finaliza.
Para ficar por dentro desse e de outros cursos de Pós-Graduação Lato Sensu ofertados pela Unijuí, acompanhe a página unijui.edu.br/educacao-continuada.
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Depois do retorno dos estudantes do curso de Medicina na última semana, a Unijuí recebe nesta segunda-feira, 1º de agosto, acadêmicos dos demais cursos de graduação presenciais nos quatro campi da Instituição - Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi. O semestre contará com uma série de atividades e eventos, além de novidades às comunidades interna e externa.
“Sempre iniciamos o segundo semestre com bastante expectativa. Neste, iremos implementar o quarto módulo da Graduação Mais, que é o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí. E para isso, durante todo o mês de julho os professores trabalharam no planejamento das atividades e participaram de formações realizadas pelo Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP). Estamos avançando de maneira significativa neste modelo que traz muitas inovações”, destacou a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto.
Um dos destaques da Graduação Mais são os Projetos Integradores, que aproximam os estudantes dos problemas de suas comunidades, desafiando-os a apresentarem soluções. Neste semestre que se inicia, os acadêmicos vão trabalhar em diferentes temas geradores, como Marketing e Relação com o Mercado; Atenção à Saúde; Gestão de Infraestrutura; Biodiversidade e Ambiente; Psicologia e Educação; Processo Saúde-Doença; Sistemas Hortícolas; Planejamento, Currículo e Metodologia; Comunicação, Assessoria e Marketing Digital e Direitos Humanos e Fundamentais no Mundo Globalizado.
O semestre também contará com vários eventos, a exemplo do Salão do Conhecimento, que terá espaço dedicado aos Projetos Integradores e também ao Seminário de Práticas Pedagógicas aos professores. A Unijuí participará ativamente da Expofest com uma programação intensa na Casa Unijuí, além de contar com uma participação especial dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, que fazem parte da organização e viabilização das atividades dos Caminhos Rurais. A Universidade também estará presente na Feira da Indústria, Comércio e Agropecuária (Feicap) de Três Passos, ambas no mês de outubro.
“Estamos com grande procura para o Programa Personaliza, que permite que profissionais que já estão no mercado, ou mesmo estudantes do Ensino Médio, realizem disciplinas na Universidade, para se qualificar e adquirir competências. Além disso, estamos na expectativa pela aprovação das 30 novas vagas para o curso de Medicina”, afirmou a vice-reitora.
O Profissional do Futuro, evento que aproxima os estudantes do Ensino Médio da Universidade, foi realizado no primeiro semestre, mas terá ações intensificadas nos próximos meses. De acordo com a vice-reitora, neste segundo semestre os estudantes do Ensino Médio terão a oportunidade de participar do projeto Universitário por um Dia, onde terão a oportunidade de vivenciar um dia como estudante do curso que desejam. Além disso, outras novidades para esse público serão anunciadas ao longo do semestre.
Com um viés mais voltado ao mercado e aos egressos e estudantes de pós-graduação, em novembro acontecerá a retomada da Feira de Carreiras, com o objetivo de se tornar um espaço ímpar de networking entre profissionais e empresas. “Os estudantes de graduação também serão contemplados nesse momento, pois serão apresentadas oportunidades de estágios e vagas de treinee”, finaliza a vice-reitora.
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A Qualificação Profissional em Ventilação Mecânica Não Invasiva está com inscrições abertas até este domingo, dia 7 de agosto. Interessados podem se inscrever no site da Unijuí. O curso é vinculado à Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Terapia Intensiva e ocorrerá nos dias 19 e 20 de agosto.
A ventilação mecânica não invasiva (VNI) , é um método que auxilia na respiração de uma pessoa, por meio de aparelhos que não são introduzidos no sistema respiratório, ao contrário da ventilação mecânica, também chamada de respiração por aparelhos. Na VNI utiliza-se uma máscara, facial ou nasal, como interface entre o paciente e o ventilador artificial.
Visando proporcionar aos participantes a atualização sobre essa forma de ventilação, o curso irá abordar conteúdos como princípios fisiológicos, aplicações clínicas da técnica e modos ventilatórios. O intuito é capacitar o profissional ou acadêmico de Fisioterapia para que ele possa intervir nas patologias mais frequentes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O curso traz também diversas discussões de casos e atividades práticas abordando as diferentes situações em que se encontra o paciente. Na maioria das ocasiões, a VNI é utilizada simultaneamente ao tratamento com medicamentos e apresenta as vantagens de ser uma técnica com baixo risco de infecção, não necessitar de sedação e permitir que a pessoa realize ações como falar e comer durante o uso da máscara.
A Unijuí conta com qualificações profissionais em diversas áreas. Para saber mais sobre este e outros cursos, entre em contato com a Unidade de Educação Continuada, por meio do telefone 55 3332-0553 ou e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Atuando no tratamento de conflitos sociais por meio de mecanismos alternativos de enfrentamento, tais como a mediação, negociação e conciliação, o Projeto de Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos: Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução, da Unijuí, terá uma série de atividades no segundo semestre.
O projeto seguirá realizando mediações extrajudiciais e pré-processuais. Essas atividades ocorrem junto aos Escritórios Modelo e Balcões do Consumidor do curso de Direito nos campi da Unijuí em Ijuí, Santa Rosa e Três Passos. “Vamos dar sequência às mediações de conflitos familiares, conflitos cíveis e conflitos de consumo, com atividades voltadas à prevenção e ao tratamento desses atritos”, destaca a coordenadora do projeto, professora Francieli Formentini.
Além disso, o grupo vai prosseguir com a execução do projeto “Práticas Restaurativas e Mediação de Conflitos nas comunidades escolares: ações de formação e assessoramento para professores de escolas públicas do Município de Ijuí-RS”.
“Essas atividades são aprovadas junto ao Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, Coordenadoria de Políticas para a Criança e Adolescente. Esse projeto conta também com a parceria dos Projetos de Extensão Cidadania para Todos e Diálogos: tecendo vidas sem violência de gênero da Unijuí”, salienta.
O Projeto é apoiado pelo poder público de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos, bem como o Procon de cada um destes municípios. Dessa forma, a iniciativa fortalece seus vínculos para que possa continuar as atividades que buscam uma cultura de pacificação social.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Professores que vão trabalhar na Graduação Mais tiveram formação presencial sobre planejamento
Neste mês, o Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí promoveu uma série de formações, pensadas dentro do Programa de Formação Continuada dos Professores, a partir da escuta dos docentes e da percepção sobre os desafios da sala de aula. Julho foi escolhido em razão de muitas atividades estarem paralisadas, em razão do recesso, permitindo que a maioria dos professores pudesse participar sem se sobrecarregar.
Assim, no dia 7 de julho teve início uma formação com os tutores da modalidade Ensino a Distância (EaD) sobre estratégias de planejamento de disciplinas, já que estes profissionais realizam o acompanhamento próximo dos professores. Também neste período, foi aberta a formação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sobre Educação por Competência, para os professores que vão trabalhar na Graduação Mais e ainda não tinham feito esta formação. Na sequência, sempre no AVA, abriram as formações de: planejamento de disciplinas EaD para professores que trabalharão nesta modalidade no próximo semestre e planejamento de disciplinas para os professores que vão atuar na Graduação Mais, público que também participou da qualificação sobre estudos independentes. Para conjuntos diferentes de professores, a partir de suas áreas, foram oferecidas quatro formações sobre Metodologias Ativas (uma para cada grupo): Aprendizagem Baseada em Projeto; Aprendizagem Baseada em Problema; Metodologia da Problematização e Método de Caso.
Aconteceram, ainda, oficinas sobre ferramentas digitais para a educação, para os professores que se inscreveram a partir de suas necessidades, e de forma presencial, foi realizada uma formação geral sobre “O metaverso no cotidiano das pessoas: o que está por vir?”; e um momento presencial de planejamento para os professores que vão atuar na Graduação Mais. Nesta semana, aconteceu uma formação para ingressantes do curso de Medicina, em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente do Curso – NAPED; uma formação sobre Design Thinking e, para fechar, uma formação para ingressantes, direcionada a todos os docentes que foram contratados no segundo semestre.
Muitos dos temas estão ligados às novas tecnologias, e há uma preocupação do NIP para que os professores não só se atualizem e utilizem ferramentas de tecnologia como instrumentos nas suas aulas, mas para que compreendam que o uso de uma tecnologia precisa estar muito conectado com os objetivos de sua aula, com o desenvolvimento de uma competência.
“Na Unijuí, temos trabalhado a partir do entendimento de que qualquer metodologia ou instrumento, como a tecnologia, precisa ser pensado a partir do planejamento para responder ao objetivo da aprendizagem, e isso traz um outro sentido para a aula. Mais do que uma aula dinâmica, queremos que o estudante saia dela com entendimentos, sabendo explicar, refletir a partir de diferentes contextos aquele conhecimento, e não que o aluno goste da aula e amanhã não lembre nada do que foi tratado, apenas da ferramenta virtual. Então, até as oficinas de tecnologia estão sendo pensadas para que o professor aprenda a usar a ferramenta, sabendo quando usá-la”, explicou Mariane.
Segundo a coordenadora do NIP, a Graduação Mais, novo modelo de curso de graduação da Unijuí, está mexendo muito com os cursos e professores. O planejamento conjunto do módulo e o Projeto Integrador que promove o envolvimento dos estudantes desde cedo com o seu campo de trabalho têm sido riquíssimos, além de os professores estarem em constante desenvolvimento a partir do novo currículo por competência. “A cada fim de semestre - e durante o semestre também -, os coordenadores avaliam os processos com os professores do módulo, alterando planejamentos a partir dos desafios enfrentados, e isso tem sido muito rico, pois desenvolve um processo de crescimento. Por isso, podemos esperar uma sala de aula pulsante no segundo semestre, um envolvimento ainda maior com a comunidade a partir dos Projetos Integradores e estudantes sendo desafiados a resolver problemas, a serem criativos, a aprenderem com os erros”, completou.
Como destaca Mariane, a profissão de professor está entre as que mais exige uma formação constante. “O professor trabalha, avalia, busca novos entendimentos a partir dos desafios, implementa e avalia novamente, num processo de retroalimentação. Porque o bonito da profissão é que trabalhamos com educação de seres humanos, que nunca são iguais. Cada turma é uma turma, cada sujeito é único e, portanto, cada experiência vai ser diferente. Não dá para ter receita, apesar de ser fundamental ter princípios educativos que sustentem este trabalho. Então, avaliar, refletir e qualificar sustenta o fazer da e na educação”, finalizou.

Até o dia 7 de agosto, interessados podem se inscrever na Qualificação Profissional em Fisioterapia Aplicada às Lesões Desportivas, pela página da Educação Continuada da Unijuí. O curso visa capacitar profissionais e acadêmicos na avaliação e tratamento fisioterapêutico em distúrbios decorrentes das lesões desportivas. As aulas irão ocorrer no campus de Ijuí, nos dias 19 e 20 de agosto.
A qualificação está vinculada ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia. Entre os assuntos abordados, estarão: avaliação funcional do atleta e avaliação pré-temporada, primeiros socorros no esporte, papel da fisioterapia em diferentes modalidades esportivas, entorse de tornozelo, lesão muscular e fraturas por estresse.
A qualificação será ministrada pelo fisioterapeuta Mauren Mansur Moussalle, que possui experiência de mais de 10 anos nas equipes amadora e profissional do Sport Club Internacional, é especialista em Fisioterapia Esportiva, pós-graduado em Fisioterapia Traumato-ortopédica e em Ciências do Esporte e doutorando em Ciências da Reabilitação.
Para mais informações sobre esta e outras Qualificações Profissionais da Unijuí, entre em contato pelo telefone 55 3332 0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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