Notícias EFA

Sarau Poético B51

O 5º Ano apresenta a série “Sarau Poético”. Refere-se aos conteúdos estudados no decorrer do primeiro trimestre de 2020 no componente curricular de Língua Portuguesa, com enfoque na abordagem dos gêneros textuais. 

Segundo a professora Elisabete Andrade, além de aprender sobre como o texto de uma poesia é estruturado a partir do estudo dos conteúdos relacionados a formação de versos e estrofes, a linguagem real e figurada, também adentraram o mundo do imaginário poético, conhecendo poetas brasileiros e poetas gaúchos, envolvendo pesquisas desenvolvidas pelas crianças.

“Durante as aulas tínhamos o nosso “Sarau Literário” em que os poetas e as poesias eram apresentadas pelas crianças”. Os estudantes do 5º Ano foram desafiados a escrever seu próprio texto poético, este aqui apresentado a partir dos vídeos produzidos pelas crianças com o auxílio de suas famílias.

A temática dos poemas escritos pelas crianças teve o objetivo de pensar a situação enfrentada atualmente em contexto global: a pandemia do COVD-19 e partiu das perguntas: O que quero para mim, para as pessoas, para a vida? O que pensar do presente e o que quero para o futuro? São belas as produções e os desejos das crianças, que podem ser conferidas em vídeo nas Redes Sociais da Escola.


História com Games na EFA - Beatlefield 1 e a primeira Guerra Mundial

A EFA segue com suas aulas online, no dia a dia os professores vem se reinventando e buscando diversos meios de ensinar no ambiente virtual. Nesta quinta feira, 28/05, aconteceu uma proposta diferenciada para as turmas dos Anos Finais, a aula de história  foi através da exploração do jogo Beatlefield 1.

O professor de história Gian Ruschel, através de um stream ao vivo no Youtube, explorou a temática “histórias de guerra”, o modo campanha do jogo, com um recorte da Primeira Guerra Mundial para explicar alguns conceitos e elementos da história por meio do jogo .

Conforme o professor foi jogando, avançando no campo de guerra ia explicando sobre as condições tecnológicas e históricas as quais estavam submetidos os participantes da guerra, bem como as estratégias usadas, as composições dos campos de batalha, as condições sanitárias muito precárias, com muita presença de ratos e doenças que assolaram a humanidade nos períodos de guerra, entre outras situações.

Curiosidades como a aparição do aviador Barão Vermelho, que foi um piloto de caça alemão considerado como o "ás dos ases", obtendo o maior número de vitórias (oitenta) de um único piloto durante a Primeira Guerra, pôde ser vista pelos estudantes, bem como as batalhas aéreas. Também foi explorada a questão da ganância e expansionismo do Império Otomano em sua busca pelo “ouro negro” e a guerra empreendida pelos povos rebeldes da arábia. Essa campanha mostra a lenda de Lawrence da Arábia e os povos beduínos do deserto.

Segundo o professor Gian, “a ideia é mostrar que os jogos podem ensinar, e nesse caso mostrar a guerra, frisando que a mesma traz à tona os piores aspectos da humanidade, a barbárie, os excessos e a morte. O professor ressalta que a guerra não é bonita e nem deve ser romantizada, porém essa vivência possibilita uma grande reflexão  sobre estes acontecimentos históricos que marcam os sujeitos e geram efeitos que perduram por muito tempo na humanidade”. 

A diretora Maria do Carmo Pilissão lembra que neste período de aulas online, com a impossibilidade da presencialidade, estratégias de atividades como esta desenvolvida pelo professor de história,  são de grande importância pedagógica, geram aprendizagens significativas e conseguimos através deste recurso virtual uma aproximação e envolvimento dos estudantes,  pois estas práticas que fazem parte do cotidiano dos jovens, desenvolvem a curiosidade, tornando os conceitos envolventes e possibilitam novas conexões.


Sexto ano realiza pesquisas referentes ao Covid-19

As aulas de pesquisa com a turma C61, sexto ano, têm sido bastante desafiadoras. Os estudantes, engajados aos acontecimentos atuais, buscam informações sobre a pandemia que atinge o planeta e realizam debates, discussões e reflexões em aula, além de produzirem material diversificado, como textos informativos, podcasts e layouts.

A professora Rosana Barros destaca que, é o primeiro ano que esta turma tem uma disciplina específica no currículo para realizar pesquisa, mas que na EFA, os alunos são chamados à pesquisa desde que iniciam seus estudos na escola. Segundo ela,  “o fomento à curiosidade constrói este aluno que já temos no sexto ano, são inquietos pelo saber, relacionam fatos, trazem novidades, indagam, criam hipóteses, conseguem, inclusive, linkar a outras disciplinas o resultado das suas investigações”.

No processo de investigação, os estudantes têm sido orientados a diversas produções, todas elas sobre a Pandemia do Coronavírus. O  primeiro texto é resultado de uma pesquisa orientada, a qual teve questões específicas a serem respondidas pelos estudantes. Este conteúdo informa sobre a origem do Coronavírus, como é a cidade chinesa  onde iniciou a Pandemia, a cultura, economia, costumes dos moradores de Wuhan e a situação atual dos moradores de lá.  No link https://bit.ly/3e4cOjs você pode acompanhar, na íntegra alguns destes textos.


Nota Oficial 15.05.2020

Em atenção às orientações e decretos do governo federal, estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/EFA nos últimos dias, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, o Comitê Institucional de Prevenção informa
que as aulas da EFA permanecem de forma onlineaté o dia 13/06/2020.

Orienta-se à comunidade escolar para ficar atenta aos canais oficiais da Escola para informações pontuais.


Terceirão da EFA recebe convidado especial do Amazonas

A internet nos permite receber convidados para nossas aulas de todos os lugares, sendo assim a  turma 231, recebeu na manhã de ontem, 13/05, o Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Dr. Mateus Rossato, que ministra aulas para os cursos de Educação Física e Fisioterapia daquela instituição, onde trabalha na área da Fisiologia do Exercício e Biomecânica do esporte. 

A convite do professor de Educação Física da turma, Sergio, ele falou com os estudantes sobre os efeitos do exercício físico sob o sistema cardíaco, apresentando estudos que estão sendo feitos na UFAM, mostrando como o exercício pode contribuir com a saúde cardíaca.

Segundo a coordenadora Eduarda Burckardt, os professores da EFA estão encontrando diferentes formas de potencializar as aulas online e manter a qualidade que nossa escola sempre primou. “Essa interação com profissionais de outras instituições permite muitas trocas de conhecimento, é uma prática que sempre fizemos, mas que agora tem um novo significado diante da possibilidade online e também da participação de professores de instituições distantes”.