FIDENE/UNIJUÍ realiza diversas ações de prevenção ao Coronavírus - Unijuí

FIDENE/UNIJUÍ realiza diversas ações de prevenção ao Coronavírus

A FIDENE/UNIJUÍ está monitorando a situação do Coronavírus no Brasil. Diante das últimas notícias, a Instituição decidiu instalar mais de 50 dispositivos, nos quatro Campi, para a distribuição gratuita de álcool gel, recomendado para higienização pessoal. Além disso, cartazes com informações sobre prevenção já foram afixados em diversos locais.

No momento, as atividades na Universidade, Museu, EFA e Unijuí FM seguem normalmente. No entanto, caso novas notícias e determinações do Ministério da Saúde e do MEC sejam divulgadas, esta situação será reavaliada. Com relação aos estudantes intercambistas da Unijuí que retornarão de outros países ou estudantes de outras instituições do exterior que estejam vindo para cá, a Universidade está tomando as precauções necessárias para a saúde de todos.

O Governo Federal divulgou recomendações para as Instituições de ensino em todo o Brasil, que a Unijuí está seguindo:

- Estimular a higienização das mãos com água e sabonete líquido e/ou preparações alcoólicas, provendo, conforme as possibilidades, lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte com papel toalha, lixeira com tampa com acionamento por pedal e dispensadores com preparações alcoólicas para as mãos (álcool em gel), em pontos de maior circulação, tais como: recepção, corredores de acessos à sala de aulas e refeitório;

- Estimular o uso de lenços de papel, bem como seu descarte adequado; -Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços (cadeiras, mesas, aparelhos, bebedouros e equipamentos) após o uso. Preconiza-se a limpeza das superfícies, com detergente neutro, seguida de desinfecção (álcool 70% ou hipoclorito de sódio); -Evitar compartilhamento de copos/vasilhas;

- Estimular o uso de recipientes individuais para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros;

-Manter os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas);

-Evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados, durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo Coronavírus (COVID-19);

-Manter a atenção para indivíduos (docentes, discentes e demais profissionais) que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.). Orientar procura por atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades;

-Comunicar às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19).

Para além dessas questões, a Instituição segue divulgando informações confiáveis para o público em diferentes canais, por meio de videoconferências, palestras, programas de Rádio, como o Rizoma, que já dedicou o tema da semana ao Coronavírus.

Confira o debate completo do Rizoma

Confira dicas para evitar o contágio e disseminação do vírus