Aulas a todo vapor! Estudantes e professores vivenciam diversas possibilidades de ensinar e aprender com ferramentas digitais - Unijuí

Quem diria? Um vírus de dimensões insignificantes (míseros 0,12 micrômetros de diâmetro - um fio de cabelo tem entre 100 a 150 micrômetros de diâmetro) sendo capaz de causar uma catástrofe mundial... Não há praticamente nada que ainda não tenha sido drasticamente afetado pela pandemia provocada pelo Covid19. Ações e medidas só imagináveis em filmes de ficção científica estão se tornando diretrizes da noite para o dia, deixando populações inteiras atônitas.

No que diz respeito à educação, em praticamente todos os países as aulas presenciais em todos os níveis foram suspensas, pelo menos temporariamente, como uma medida de isolamento social que visa refrear o ímpeto do contágio, causando os mais diferentes contratempos para todos os envolvidos.

Mas, este contexto caótico também está fazendo emergir um conjunto de possibilidades até então largamente resistidas: desenvolver atividades curriculares de forma online. Além da necessária e veloz adaptação a esse novo sistema, o desafio é garantir a manutenção da qualidade e agregação de valor na educação superior, responsável pela formação dos novos profissionais.

Na Unijuí, este contexto adverso foi convertido em reptos que estão trazendo respostas surpreendentes à tona! A velocidade com que professores e estudantes conseguiram se adaptar ao novo e temporário esquema foi “algo” de grandioso e significativo: as aulas presenciais foram suspensas na segunda-feira (16/03) e retomadas em sua integralidade no formato online na quinta-feira (19/03). Empenho, suporte técnico, responsabilidade, dedicação, aprendizagem, criatividade e muita colaboração estão sendo palavras-chave nesta transformação ainda em curso.

Inúmeros depoimentos de professores e estudantes falam por si: “Estou com ótimas expectativas; vai dar tudo certo.” manifestou um docente diante do desafio. Outro recomendou: “Mais do que só usar as ferramentas [online disponíveis] é necessário pensar em como envolver os estudantes”. Após a primeira experiência, outro docente constatou assombrado: “Estamos aprendendo juntos; está funcionando super bem”, algo que não necessária e automaticamente se verifica em aulas presenciais. Os estudantes também foram elogiados: “Os estudantes estão colaborando e entendendo este momento, interagindo no chat, se esforçando para que as aulas sejam produtivas”. Outro professor disse: “Foi muito boa minha experiência hoje. Trabalhei com o meet e o classroom em duas disciplinas e a avaliação dos alunos foi muito boa... inclusive, estão postando em suas redes sociais que o resultado foi muito positivo”.

Ao constatar os primeiros resultados do trabalho, a consultora externa para a transformação digital da Unijuí, que auxilia neste caminho desde 2018, não deixou por menos: “Gente, eu tenho vontade de chorar de alegria de ver vocês tão engajados. Tem muita gente fazendo educação a distância, mas, trabalhar de forma colaborativa online como vocês, são poucas instituições que estão entendendo e se desafiando a fazer. Parabéns a todos!”.

O comprometimento e engajamento dos estudantes no processo de ensino e da aprendizagem também foi evidenciado por outra docente nos seguintes termos: “Na aula de hoje, numa Unidade Integradora, os próprios alunos ajudaram a organizar o estudo no meet, entre eles próprios, a partir da orientação do tutor. Além disso, que orgulho, estão organizando uma ‘formação/treinamento’ para toda a turma, pois já entenderam que vão precisar disso. Que os professores vão utilizar as ferramentas e eles mesmos vão usar isso como recurso de estudo em grupo. Estão se colocando à disposição para ajudar os colegas. Estou orgulhosa deles”.

Em termos quantitativos, o número de estudantes que passou a interagir com a Universidade via online foi grande. Na última sexta feira o responsável técnico pelos controles de acesso informou que em menos de 48 horas as contas do @sou.unijui.edu.br quintuplicaram, passando para mais de 5.000 estudantes com conta ativa. É basicamente através deste acesso que os estudantes interagem com os professores nas diferentes ferramentas do Classroom.

Evidentemente todas estas mudanças estão exigindo muito comprometimento e dedicação: “Dá mais trabalho do que aulas no presencial. Mas, até que gostei!”. De forma similar, a recompensa e os desdobramentos do esforço realizado foram evidenciados por um docente nos seguintes termos: “No fim das contas acredito sinceramente que esta será uma experiência muito interessante para todos: professores e alunos”.

Mesmo quem não estava diretamente envolvido com a problemática estabelecida, como foi o caso de uma mãe de estudante que o acompanhou em casa, com muita curiosidade, e diante de todas estas mudanças em curso, constatou satisfeita: “Foi muito show o que eu vi hoje! Parabéns para Unijuí. Às 19 horas a professora já estava lá, chamando, interagindo e respondendo os alunos, e ficou até passado das 22h40min postando coisas e atividades interessantes. Meu filho se entusiasmou com as possibilidades. Eu nunca vi ele tão interessado no curso como dessa vez! Até (me) deu vontade de voltar a estudar”.

Em meio a tantas notícias alarmantes, fakes & fatos, todos estes depoimentos evidenciam, com muita clareza, que a UNIJUÍ está “acertando a mão” no que diz respeito ao enfrentamento desse múltiplo desafio: adaptar-se a um modelo emergencial mantendo a sua reconhecida qualidade no ensino e, ainda, agregando valor pelo empenho e aprendizagem coletiva ao seu fazer acadêmico.

Ainda há percalços e contratempos? Sim, mas nestes tempos do “fique em casa”, o que seria de nós sem estes desafios? Assim, só resta agradecer e parabenizar a todos pelos resultados alcançados!