Criatividade e tecnologia a favor da educação - Unijuí

Criatividade e tecnologia a favor da educação

Uma nova forma de se relacionar com as pessoas, pelo menos por um período, exigiu e continua exigindo, criatividade. O professor Maurício de Campos, vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, ministra a disciplina de criatividade aos estudantes dos cursos de engenharia. A primeira aula no novo formato foi um pouco diferente e um tanto criativa. O professor adaptou a sua imagem para um memoji, que é um personagem virtual com as suas características físicas. Segundo ele, nesse período de mudanças é necessário se adaptar. “Precisamos nos adaptar e dar o nosso melhor. Tudo isso para que daqui alguns dias, possamos retornar mais fortes e com certeza mais humanos”, comenta.

As aulas são ao vivo e, nesse momento, não é possível se transformar no personagem. Somente depois, quando o professor disponibiliza as aulas no Youtube, para caso alguém precise retomar o conteúdo, é que ele se transforma em um memoji. Maurício ainda utiliza outro recurso para se aproximar dos estudantes. Ao final da aula eles respondem questões em fóruns e, dependendo das respostas, o professor retoma o conteúdo. “Às vezes a gente acha que está mandando bem no conteúdo, mas ficam algumas falhas”, comenta o professor. Maurício pretende levar essa prática para as aulas presenciais, assim que possível.

A Universidade preparada

A Unijuí, com mais de 60 anos de tradição no ensino superior na região Noroeste do Estado, se reinventou em pouco dias. A Universidade, que oferta mais de 30 cursos de graduação na modalidade presencial, além de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, fez com que todas as suas atividades de sala de aula fossem mantidas mesmo com o distanciamento social. Entretanto, por meio encontros virtuais.

O uso das ferramentas Google For Education, tem sido fundamental para as aulas online. Isso já havia sido estimulado há alguns anos pela Universidade. Mais do que isso, a Instituição promoveu, e pretende continuar promovendo, momentos formativos que qualifiquem seus professores para o uso dessas ferramentas com o objetivo de aproximar as tecnologias das formas de ensino e aprendizagem.