ABNT disponibiliza de forma gratuita normas de resolução da Anvisa em relação ao Coronavírus - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

ABNT disponibiliza de forma gratuita normas de resolução da Anvisa em relação ao Coronavírus

             

Com o objetivo de colaborar com a luta global contra a pandemia do Coronavírus, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) disponibilizou, de forma gratuita e irrestrita, as sete normas citadas na Resolução RDC 356/2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), relacionada à fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos identificados como prioritários para uso em serviços de saúde. As normas podem ser visualizadas integralmente e impressas diretamente da Loja Virtual ABNT, no ABNT Catálogo, bastando preencher um cadastro simples, de pessoa física ou jurídica.

A informação foi disponibilizada à Biblioteca Universitária, que possui canal de comunicação direto com a referida Associação, e também mantém o controle de atualização das normativas publicadas, em especial às da área da formatação de trabalhos acadêmicos, conforme se evidencia no recentemente lançado Guia Unijuí de Formatação de Trabalhos Acadêmicos, organizado pela Biblioteca Universitária e publicado pela Editora Unijuí.

 Confira as normas disponibilizadas pela ABNT:

ABNT NBR 15052:2004

https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=418# 

O objetivo desta norma é estabelecer os requisitos mínimos para as máscaras cirúrgicas de uso único utilizadas em salas de cirurgia e em outras áreas de instalações de saúde.

ABNT NBR 14873:2002

https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=1846

 

Esta norma serve como método para determinar a eficiência da filtração bacteriológica dos não tecidos destinados ao uso de máscaras cirúrgicas e outros materiais filtrantes de interesse odonto-médico-hospitalar.

ABNT NBR 16360:2015

https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=331695 

Estabelece os requisitos para protetores oculares e facial tipo tela quanto aos materiais, design, desempenho métodos de ensaio e marcação.

ABNT NBR 13698:2011

https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=86730 

Tem como objetivo especificar os requisitos para as peças semi faciais filtrantes para as partículas utilizadas como equipamentos de proteção respiratória do tipo purificador de ar não motorizado.

ABNT NBR 13697:2010

https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=77829 

Procura especificar os requisitos de filtros para partículas para uso como parte de equipamentos de proteção respiratória do tipo purificador de ar não motorizado.

ABNT NBR ISO 13688:2017

https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=369818

Esta especifica os requisitos gerais de desempenho para ergonomia, inocuidade, designações para tamanhos, envelhecimento, compatibilidade e marcação da vestimenta de proteção, além das informações a serem fornecidas pelo fabricante em relação a vestimenta de proteção.

ABNT NBR 16064:2016

https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=362610

Procura especificar os requisitos de fabricação e processamento, bem como os métodos de ensaio e requisitos de desempenho para campos cirúrgicos, aventais cirúrgicos e roupas para sala limpa de uso único ou reutilizáveis, utilizados como produtos para saúde por pacientes e profissionais de saúde e para equipamentos. 

Os objetivos de cada norma foram retirados diretamente do site da Associação Brasileira de Normas Técnicas e podem ser encontrados em cada link disponibilizado.

Para mais informações, acesse:www.abntcatalogo.com.br ou contate biblio@unijui.edu.br.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.