Nota conjunta entre Unijuí, DCE Podemos e DCE Paulo Freire - Unijuí

Nota conjunta entre Unijuí, DCE Podemos e DCE Paulo Freire

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 09 de abril, entre a reitoria da Unijuí e a presidência do DCE Podemos (Ijuí, Panambi e Três Passos) e o DCE Paulo Freire (Santa Rosa), ficou estabelecido que:

1. A Unijuí e demais universidades pertencentes ao Consórcio da Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e a Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe), juntamente com a Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC) estão unidas na busca da ampliação de políticas públicas de educação, tais como o FIES, para a região Sul, a exemplo do modelo já existente no Nordeste.

2. A Reitoria, em parceria com os Diretórios Centrais de Estudantes (Podemos e Paulo Freire) irá produzir um ofício a ser entregue às Câmaras de Vereadores das áreas de abrangência da universidade regional, com intuito de mobilizar os edis na busca por soluções junto às Câmaras de Deputados Estadual e Federal, bem como ao Senado, com objetivo de viabilizar políticas públicas que auxiliem a manutenção dos estudantes no Ensino Superior.

3. A instituição permanece à disposição dos acadêmicos, especialmente aos que, em função do Covid-19, apresentam problemas econômicos, que impacta diretamente no pagamento de sua mensalidade, com objetivo de encontrar alternativas que viabilizem a permanência e conclusão do Ensino Superior.

4. A vice-reitoria de Administração da Unijuí está reunida com as demais vice-reitorias de administração das universidades pertencentes ao Comung, com objetivo de produzir um documento conjunto a ser entregue ao Governo do Estado do RS solicitando a redução das taxas de juros do Banrisul, por entender se tratar de um banco do Estado que necessita ser parceiro da Educação neste momento.

5. Outras formas de viabilizar a permanência dos estudantes na graduação também estão sendo estudadas pela Unijuí, incluindo formas de ampliar os financiamentos internos por meio de subsídios de entidades financeiras.

Cabe salientar ainda que esse é um momento de união. O objetivo, tanto da Unijuí quanto dos Diretórios Acadêmicos, é de que o estudante não perca o semestre e possa permanecer no seu processo de qualificação profissional. Todas as medidas ao alcance da instituição serão tomadas para que esse compromisso seja cumprido.

Ijuí, 09 de abril de 2020.