Laboratório de Gestão e Negócios orienta microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos - Unijuí

Com a pandemia ocasionada pela Covid-19, estão sendo implementadas medidas de isolamento social e liberados auxílios emergenciais. Com o objetivo de ajudar microempreendedores de Ijuí, Santa Rosa e Panambi nesse momento delicado, o Laboratório de Gestão e Negócios da Unijuí oferece serviços de consultoria. O contato inicial pode ser feito pelo e-mail: labgestaoenegocios.ijui@unijui.edu.br.

O Laboratório atua nesses três Campi e está atendendo em plantão, das 18h30 às 21h, de segunda a sexta-feira. Este horário é reservado para auxiliar os Microempreendedores Individuais em como parcelar débitos e como emitir notas fiscais eletrônicas, assim como auxiliar as pessoas no cadastro para recebimento dos benefícios de auxílio emergencial. Para Entidades Sem Fins Lucrativos, o Laboratório se dedica aos serviços de contabilidade, orienta a Prestação de Contas Anual, a elaboração da folha de pagamento e a entrega de todas as obrigações acessórias, tais como a escrituração digital, o registro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged e a declaração de serviços prestados.

Como o Laboratório é considerado um Núcleo de Atendimento Fiscal, todos esses serviços são prestados em parceria com a Receita Federal do Brasil. Normalmente esse serviço é feito pelos estudantes, bolsistas e voluntários do curso de Ciências Contábeis da Unijuí. Porém, em virtude da pandemia causada pelo Coronavírus, este acompanhamento está sendo feito pela técnica Thaís Teixeira Pinto.

O Laboratório também elabora o imposto de renda de pessoas isentas, com agendamento prévio via e-mail. É importante notar que o prazo da entrega da declaração de imposto de renda de pessoa física foi prorrogado por 60 dias. Inicialmente prevista para o dia 30 de abril, agora a entrega das declarações pode ser feita até o dia 30 de junho.

Para quem está em débito com a Receita Federal, também existe a opção de parcelar o pagamento do imposto de renda. O contribuinte pode escolher em até quantos meses deseja parcelar sua dívida, sendo possível parcelar no máximo em 8 meses. A Receita Federal disponibiliza uma tabela com os prazos e taxas de juros atualizados: http://receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf/2019/pagamento/vencimento-das-quotas.

Segundo Thais: “é necessário estar atento neste momento de mudança, pois todos os benefícios, prorrogações de prazos ou mudanças de regras devem vir acompanhados de medidas provisórias”. Uma dessas medidas é o pagamento do Auxílio Emergencial. Tem direito a esse auxílio os trabalhadores informais, os microempreendedores individuais, ou autônomos e desempregados. Quem já recebe o Bolsa Família não precisa se cadastrar e vai receber o auxílio emergencial nos últimos dez dias úteis de abril. Para quem já havia feito sua inscrição no cadastro único até o dia 20 de março, o auxílio será pago até o dia 9 de abril. Para os demais beneficiários, o pagamento iniciará no dia 14 de abril. Todos os trabalhadores informais, desempregados, contribuintes individuais do INSS e MEIs que estão elegíveis para receber o auxílio podem se cadastrar no site: auxilio.caixa.gov.br ou pelo aplicativo Caixa – Auxilio Emergencial. Caso você tenha dificuldades em efetuar seu cadastro para receber o benefício, o Laboratório de Gestão e Negócios também pode auxiliar.

O Laboratório tem como objetivo fazer uma aproximação do estudante com a prática no meio empresarial, acolher as demandas da comunidade interna e externa, e ampliar as atividades como palestras, oficinas, viagens de estudos e workshops, dentre outros eventos. Para isso, conta ainda com um banco de currículos de alunos que estão à procura de uma oportunidade de trabalho. As empresas interessadas em acessar os currículos desses talentos também podem entrar em contato.

Por Giovanni Pasquali, estudante de Jornalismo e estagiário da Usina de Ideias da Unijuí.