Pesquisa para mapear o avanço do Coronavírus no Estado realiza primeira rodada de testes com a população - Unijuí

Unijuí integra iniciativa estadual. Na próxima quarta-feira, dia 15 de abril, o Governo Estadual e a UFPEL vão realizar uma coletiva para divulgar os dados obtidos nesta primeira etapa. Dessa forma, a Unijuí informa que não divulgou nem irá divulgar nenhum dado dos testes antes deste anúncio oficial ocorrer.

Centenas de moradores de todas as áreas de Ijuí receberam, de sábado (dia 11) até esta segunda-feira (dia 13), visitas em casa, de equipes da Unijuí, para coleta de dados e realização de testes de Coronavírus. Esta pesquisa, inédita no Rio Grande do Sul,é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica em parceria com universidades gaúchas, encabeçada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). As casas visitadas e pessoas que realizaram o teste foram escolhidas por sorteio, a partir de informações do IBGE.

O estudo está ocorrendo em Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e na grande Porto Alegre simultaneamente, com o objetivo de mapear o avanço da pandemia no Estado. O teste, de fácil aplicação, utiliza uma amostra de sangue (uma gota) da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. Enquanto o resultado é processado, os entrevistadores aplicam um breve questionário sobre informações sociodemográficas básicas, sintomas da Covid-19 nas últimas semanas, busca por assistência médica e rotina da família em relação às medidas de prevenção e isolamento social. Os dados coletados vão permitir identificar a prevalência da doença por regiões, o contingente de pessoas atingidas pelo novo coronavírus, mas que não apresentam sintomas e projetar a incidência de casos mais graves e até o grau de letalidade da doença.

Para a realização destes testes, o Governo Estadual forneceu os kits, para que os dados obtidos ajudem a definir estratégias de combate a Covid-19. Ao todo, até o final da pesquisa, que terá quatro rodadas de coletas, com intervalos de 15 dias entre cada uma delas, serão realizados 18 mil testes somando todas as cidades que fazem parte do estudo. Na próxima quarta-feira, dia 15 de abril, o Governo Estadual e a UFPEL vão realizar uma coletiva para divulgar os dados obtidos nesta primeira etapa. Dessa forma, a Unijuí informa que não divulgou nem irá divulgar nenhum dado dos testes antes deste anúncio oficial ocorrer.

Segundo a professora Evelise Berlezi, uma das pesquisadoras que lidera o trabalho em Ijuí, a primeira rodada de visitas transcorreu sem nenhum problema. “Nossos pesquisadores voluntários realizaram as atividades de forma muito satisfatória, com ciência da importância desta pesquisa para a comunidade e para todo o Estado. Com certeza esses resultados serão fundamentais para o Governo do Estado”, observa. A professora salienta, ainda, que daqui 15 dias um novo ciclo de pesquisa será realizado, com o sorteio de novas residências para a visita e realização de testes, seguindo os critérios estabelecidos pelo protocolo de pesquisa. “Agradecemos também a Brigada Militar, Polícia Civil, equipe de professores e a estrutura da Universidade, que deram suporte para a pesquisa ocorrer”, complementa.

Mais sobre a participação da Unijuí

Composta por professores pesquisadores vinculados ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida), o trabalho também conta com a participação de 25 estudantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da área da saúde da Universidade e do mestrado em Atenção Integral à Saúde. Os professores envolvidos neste estudo pela Unijuí são: Evelise Berlezi, Mathias Frizzo, Lígia Franz, Thiago Heck do Mestrado em Atenção Integral à Saúde e Carlos François, do curso de Medicina. Na sexta-feira, 10 de abril, no campus da Unijuí, a equipe de Ijuí recebeu uma capacitação para realizar o trabalho, coordenada pelo Instituto de Pesquisa e Opinião da UFPel.

Confira, em vídeo, um pouco do trabalho realizado no fim de semana

Nesta segunda-feira, 13, a professora Evelise Berlezi participará de uma live na página oficial da Unijuí no Facebook, às 18h, para esclarecer dúvidas relacionadas a pesquisa em Ijuí.