Como fazer a organização do caixa em época de crise - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Como fazer a organização do caixa em época de crise

             

Durante o mês de março, com o avanço da pandemia da Covid-19, considerando que o foco deve estar na saúde das pessoas, foi necessário fechar empresas e negócios para evitar a propagação do vírus. Mesmo necessária, a medida acabou fazendo com que muitas organizações encontrassem dificuldades financeiras, e por isso, buscam alternativas para continuar seus negócios.

Para o professor de Administração Daniel Knebel Baggio, muitas empresas já possuíam problemas financeiros originados pelo fluxo de caixa, ou seja, já havia falta de recursos no período de atividade normal de suas operações. “Em determinados momentos a organização fica sem caixa para arcar com as suas despesas de curto prazo. Isso é originado, principalmente, pelo estoque muito alto, ou em decorrência também de dar prazos maiores para os seus clientes, que faz com que alguns pagamentos não sejam recebidos”, explica. E esta situação acaba ficando mais difícil com a falta de entrada de recursos devido ao fechamento das empresas.

Por isso, Daniel aponta algumas medidas que podem aliviar a situação financeira. Segundo ele, a primeira medida deve ser identificar todas as dívidas e despesas, seja de curto, médio ou longo prazo. “A partir daí eu preciso negociar prazos com clientes, mas principalmente com meus fornecedores, e as pessoas com quem eu tenho dívida. Então eu tenho que renegociar essas dívidas”, afirma. Além disso, é necessário buscar outras maneiras de agregar e alavancar a receita, como por exemplo, realizar promoções, considerando o estoque.  “Fora isso, uma outra alternativa que se tem é procurar as instituições financeiras e pensar determinados empréstimos de longo prazo para colocar um recurso dentro do caixa, mas com juros menores, juros inferiores”, explica Daniel. Já para quem não puder contar com empréstimos, uma alternativa é se desfazer de alguns patrimônios ou buscar refinanciamentos.

Neste momento complexo, o professor lembra que, para sair da crise, é preciso pensar no fluxo de caixa e se organizar, pensar e projetar utilizando a criatividade, e buscando novas alternativas de produtos, novas formas de oferecer os produtos e serviços para os clientes. “Iremos superar e iremos retomar as nossas atividades, mas nunca esquecendo: fluxo de caixa, mesmo pós-crise, tem que ser olhado com muito carinho. Nós precisamos nos organizar, ter sempre um caixa e uma reserva financeira boa, pois quem a fez ao longo do período está usufruindo dessa reserva neste momento. Quem não a tem, precisa achar alternativas, negociações, juros menores para conseguir fazer e estar bem nesse momento”, conclui.

Por Manuela Joana Engster, estudante de Jornalismo e estagiária da Usina de Ideias 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.