Tecnologia e solidariedade para enfrentar o coronavírus - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Tecnologia e solidariedade para enfrentar o coronavírus


Cerca de 500 máscaras de TNT foram doadas à Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa para ajudar no combate à pandemia da Covid-19. Essa produção partiu de uma empresa incubada na Criatec da Unijuí campus Santa Rosa, a Simbiozy, que tem como foco principal a produção de roupas e acessórios para pets.

Com a disseminação do novo coronavírus, a empresa viu a necessidade de ajudar a comunidade e passou a produzir máscaras de TNT. A produção é voluntária e são entregues a profissionais da área da saúde vinculados à Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar). O material necessário para a produção foi custeado pela Fumssar.

Além do trabalho voluntário, a startup produz máscaras de tecido para comercialização. É o que explica a sócia da Simbiozy, Patrícia Schorr: “Estamos produzindo essas máscaras para que a população tenha acesso, já que nas farmácias o acesso é limitado”.

Incubadas da Criatec de Ijuí e Santa Rosa no enfrentamento à Covid-19

Outras ações foram desenvolvidas por incubadas da Criatec para ajudar no combate à Covid-19. A empresa Investus, por exemplo, cedeu a impressora 3D própria para a impressão de Face Shields para doação.

Além disso, a startup do empresário Rafael Dumcke produz tubulações “Y” com duas saídas. “A ideia das conexões Y para respiradores é que possam multiplicar as saídas dos respiradores, assim um respirador pode ser utilizado por mais de um paciente”, comenta Rafael. Assim como a incubada Sacada 3D, que faz a impressão de máscaras e peças para equipamentos hospitalares. A empresa Doled também se preocupou com a proteção dos profissionais e desenvolveu um equipamento para proteção daqueles que estão em contato com pacientes infectados. 

Baseados em um protótipo desenvolvido no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, os empresários Dirlean Ribeiro dos Santos e  Danieli Rhodenos, proprietários da Avansee e da Hex, também pensaram em alternativas para contribuir com essa luta. Desenvolveram um protótipo de um ventilador mecânico. Esse equipamento está sendo desenvolvido para que profissionais da área da saúde utilizem em casos de emergência no Hospital Bom Pastor, de Santa Rosa, inicialmente. O protótipo foi custeado por empresários da cidade, que participam de todos os processos.

O setor econômico também recebeu atenção. A empresa Guiaci colocou à disposição dos empresários de Ijuí um guia comercial online para divulgação e comercialização de produtos e serviços. A coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), Maria Odete Santos Garcia Palharini, conta que as ações não param e em breve outras atividades serão divulgadas.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.