Site conecta quem precisa de ajuda a quem pode doar - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Site conecta quem precisa de ajuda a quem pode doar

Site e banco de dados facilita doações de alimentos, produtos de higiene, agasalhos e remédios a quem necessita em Ijuí. Acesse neste link.

               

Conectar quem precisa a quem pode doar, além garantir que a doação seja exatamente o que mais se precisa. Sim, isso já é possível de se fazer localmente, graças a um banco de dados e site desenvolvido por empreendedores vinculados à Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí, a Criatec. A ideia surgiu e foi desenvolvida no fim de semana passado, durante o Startup Weekend, evento que registrou mais de 100 ideias para o enfrentamento da pandemia de Coronavírus em diversas partes do país, simultaneamente. 

O projeto da equipe SOS - Covid, constituída por Andressa Palharini Machado, egressa do curso de Ciências Biológicas da Unijuí, Janiel Ceretta Foleto, egresso do curso de Ciência da Computação da Unijuí e vinculado à empresa Infinitum, além de César Augusto Fenterseifer, engenheiro ambiental, doutor em Engenharia Agrícola, incubado na Criatec pela empresa AgexTec, ganhou vida para além do evento, pela importância de conectar quem precisa de alimentos, produtos de higiene, agasalhos e medicamentos, com quem pode contribuir, usando a tecnologia para facilitar a ação solidária na comunidade.

Já está no ar, com cerca de 100 famílias de Ijuí cadastradas, o site https://www.ijuiajuda.com.br/. Quem desejar doar pode conferir, no endereço eletrônico, os produtos mais necessitados pelas pessoas cadastradas. E, para realizar este cadastro, os presidentes de bairros e entidades assistenciais do município estão auxiliando. “Para quem deseja fazer suas doações, apresentamos uma tabela atualizada, contendo as quantidades das principais necessidades dos bairros mais próximos da sua residência”, observa Andressa Palharini Machado. 

A apresentação do site mostra bem a intenção dos empreendedores:

Grande parte dos municípios do país acabam enfrentando dificuldades semelhantes nos períodos de crise, de pandemia e desemprego como o que estamos enfrentando. Nesses momentos são comuns os desencontros entre as necessidades das famílias carentes e as doações recebidas, ou seja, a doação correta para a necessidade não chega a quem precisa e o doador não sabe o que doar. Essa falta de clareza e integração das informações, gera retrabalho, reduzindo significativamente a eficiência do uso dos recursos destinados para as doações.

De acordo com Cesar Augusto Fenterseifer, a ideia é fazer um levantamento para que empresas ou pessoas que queiram doar, ao invés de gastar o dinheiro em cestas básicas, possam otimizar doações por meio de informações e de dados. “Nossa ideia é propor, de fato, uma doação de precisão, tentando sempre atingir e impactar o máximo de pessoas que estejam precisando”, complementa. O grupo também está empenhado em ir atrás de possíveis entidades colaboradoras para as doações, complementando o trabalho do site.

Sobre o evento Startup Weekend

Um final de semana cheio de ideias inovadoras, tecnologia e empreendedorismo no Global Startup Weekend, que aconteceu de forma online no Brasil nos dias 17, 18 e 19 de abril. A Unijuí, em parceria com a Techstars, fez parte da organização do evento que reuniu mais de mil participantes de todos os lugares do país. Cerca de 100 ideias foram submetidas com o objetivo de solucionar problemas provocados pela pandemia do coronavírus.

A coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), Maria Odete Santos Garcia Palharini, representante da Unijuí na organização do evento, destacou a importância de trazer essas oportunidades para perto dos estudantes e da comunidade regional. “A participação da Unijuí foi importante também para reafirmar o seu compromisso com o ecossistema de inovação e de empreendedorismo”, destaca.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.