Ceema produz relatórios semanais do mercado de soja, milho e trigo - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ceema produz relatórios semanais do mercado de soja, milho e trigo

              

A pandemia da Covid-19, além dos impactos na saúde, atinge fortemente a economia mundial. Para acompanhar as mudanças ocorridas no mercado da soja, milho e trigo, por exemplo, produtores, pesquisadores e estudantes contam com relatórios produzidos pela Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário (Ceema), por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec) da Unijuí. O material é disponibilizado ao público no blog: http://ceemaunijui.blogspot.com/.

O relatório é produzido semanalmente e divulgado nas quintas-feiras, ao final do dia, ou durante o transcorrer das sextas-feiras, dependendo do fuso horário com os Estados Unidos, pois a análise é feita sobre o comportamento das cotações da Bolsa de Cereais de Chicago. De acordo com o professor doutor em Economia Internacional, Argemiro Luis Brum, coordenador da Ceema, o relatório traz informações sobre o que aconteceu durante a semana no mercado dos três produtos e, por meio disso, são indicadas possíveis tendências futuras. “O mesmo aborda o mercado internacional, nacional e, quando necessário, o regional. Nele colocamos estatísticas (preços de produtos de Chicago e do mercado brasileiro por regiões) e comentários a respeito”, explica o professor. 

Com a quarentena, a produção do relatório, além de uma coluna de economia semanal continua, porém, por meio do home office, ou trabalho em casa. “Antes da quarentena, com toda a infraestrutura disponível na Ceema, colocávamos ainda gráficos do comportamento mensal das cotações em Chicago, porém, no momento não estamos colocando tais gráficos em função das dificuldades logísticas do home office”, afirma Argemiro. Com a análise é produzido um material semanal entre sete a dez páginas que pode ser acessado no blog.

Sobre a Ceema

A Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário existe na Unijuí desde 1993 e há alguns anos ela foi integrada ao PPGDR/Dacec. Dentre as diferentes atividades realizadas, encontra-se a produção de um comentário semanal sobre o mercado da soja, milho e trigo, produzido no mesmo modelo desde o início dos anos 2000. O relatório, assim como a coluna de economia semanal, é difundido a uma cadeia de sites nacionais, além de e-mails. Além disso, essas análises são utilizadas em entrevistas, palestras, orientações aos estudantes de graduação, pós-graduação lato e strictu senso, entre outros. 

Por Manuela Joana Engster, acadêmica de Jornalismo e estagiária da Usina de Ideias

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.