Rizoma podcast acompanha a evolução da pandemia da Covid-19 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Rizoma podcast acompanha a evolução da pandemia da Covid-19

            

Descortinando o universo do cotidiano. Este é o lema do podcast da Unijuí e Unijuí FM, o Rizoma, que traz convidados para debater temas importantes da atualidade. E como não poderia deixar de ser, desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, o programa tem acompanhando as principais questões do tema, trazendo informações relevantes e debates sobre a temática e temáticas tangentes. 

Nesta quinta-feira, o mais recente debate foi ao ar, ao vivo na Unijuí FM e já disponível nas plataformas de streaming, tratando sobre a situação da Pandemia na América Latina: 

Resumo deste episódio: o Coronavírus se espalha pelo mundo em uma velocidade assustadora. Na América Latina não é diferente e todos os países da região já possuem casos, alguns já se encontram em situação grave. Para além dos efeitos nefastos em termos sanitários, o Coronavírus provoca também um estrago econômico e social, acentuado em razão da profunda desigualdade na maioria dos países do continente. Segundo a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), a pandemia impacta as economias por meio de fatores externos e internos, cujo efeito conjunto levará a pior contração que a região sofreu desde 1914 e 1930. Segundo as últimas estimativas, está prevista uma contração regional média de -5,3% para 2020.

Para debater a situação da América Latina foram convidados os professores da Unijuí, Enio Waldir da Silva, doutor em sociologia, com atuação no Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos e Jaeme Callai, docente no curso de História. Este episódio também conta com depoimentos vindos da Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru e Paraguai.

Confira todas as edições sobre Coronavírus:

A pesquisa que mapeia o avanço do Coronavírus

A pandemia de Coronavírus tem mudado radicalmente nossas vidas. Para evitar novas infecções, medidas sanitárias mais rígidas e isolamento social ditam o cotidiano em grande parte do planeta, enquanto cientistas e governos ganham tempo para ampliar estruturas de saúde e buscar um tratamento aos doentes. E, para guiar as decisões neste cenário perigoso e nebuloso, uma pesquisa com a população está em desenvolvimento no Rio Grande do Sul por diversas universidades, públicas e privadas. O objetivo é mapear o avanço da doença.

Evolução do cenário da pandemia, aulas online e regras que alteram questões trabalhistas

Neste episódio mostramos a situação da pandemia de Coronavírus na região noroeste do Rio Grande do Sul, que tem os primeiros casos já confirmados. Que cenário se projeta a partir disto? Nesta edição, mostramos um pouco como estão as aulas na Unijuí, que seguem de forma online. Além disso, discutimos pontos sobre as Medidas Provisórias 927 e 936, que alteram emergencialmente uma série de questões na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). 

Como a ciência e a sociedade encontram-se em tempos de pandemia

Seguindo a programação especial em função da pandemia do Coronavírus, o Rizoma traz a participação do professor do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí, Thiago Heck, que também é um dos coordenadores do Programa de Mestrado em Atenção Integral em Saúde. Ele faz um apanhado das pesquisas que estão sendo realizadas sobre pandemias, inclusive do Coronavírus. Participa do programa também o prefeito de Ijuí Valdir Heck que fala do decreto de flexibilização das restrições do comércio, e do posicionamento do presidente Jair Bolsonaro frente à pandemia. Além disso, o Rizoma da quarta-feira, 1º de abril, traz relatos de estudantes da Unijuí de outros países, que enfrentam aqui, em Ijuí, longe de sua terra natal e famílias, as angústias e restrições impostas pelo Covid19.

Coronavírus: relatos da vida em tempos de pandemia mundo afora

Estudantes e egressos da Unijuí que estão realizando atividades acadêmicas e profissionais em diversos países relatam a situação do Coronavírus mundo afora. Relatos da quarentena, como os governos estão agindo diante da pandemia. Confira!

Coronavírus: dúvidas e orientações!

Há 15 dias, o Rizoma colocou no ar uma edição sobre o Coronavírus. De lá para cá já temos um cenário completamente diferente, com um grande aumento no número de casos, medidas graves e urgentes para conter a contaminação em todo o país, e até mortes confirmadas. O momento exige cuidado, responsabilidade e senso de coletividade. É hora de todos, juntos, enfrentarmos este grave problema de saúde pública. A Unijuí e a Unijuí FM abrem novamente espaço para a divulgação de informações sobre este novo Coronavírus. O que devemos fazer? E principalmente o que não fazer?

Coronavírus: a situação no Brasil

O Coronavírus chegou ao Brasil. Com diversos casos já confirmados no país, existe apreensão sobre a possibilidade do novo vírus se espalhar pelo resto do país, afinal, as distâncias entre diferentes lugares se encurtaram muito nas últimas décadas. E, para além das questões que preocupam na área da saúde, inclusive com óbitos, o Coronavírus também já afeta economicamente o mundo, causando perdas enormes, principalmente no setor industrial, que é muito dependente da China.

Encontre o programa nestas e outras plataformas:

Anchor: https://anchor.fm/unijui

Spotify: https://open.spotify.com/show/1IRioL1Czuj4EAaiagf2En

Deezer: https://www.deezer.com/br/show/516072

ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/rizoma/id1479888719?l=en

TuneIn: https://tunein.com/podcasts/Arts--Culture-Podcasts/Rizoma-p1250524/

 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.