MathGo: estude matemática em casa e jogando! - Unijuí

MathGo: estude matemática em casa e jogando!

A Unijuí oferece aos estudantes em idade escolar o MathGo, um aplicativo que ensina matemática de forma interativa. Com a ampliação do período sem aulas presenciais, em razão da pandemia de Coronavírus, esta pode ser uma boa opção para aliar ensino e lazer. É um aplicativo livre que possui aproximadamente 2.000 questões sobre os diferentes conteúdos abordados nesta área do conhecimento. Acesse mathgo.com.br e experimente!

Voltado a alunos do ensino fundamental (séries finais) e ensino médio, o app permite estudar em casa, simular competições e aprender matemática jogando com conteúdos aplicados em sala de aula nas escolas e também questões de vestibulares aos estudantes de ensino médio. Segundo a professora Bárbara Gündel Mendonça, coordenadora do Projeto de Extensão AppGo, responsável pelo aplicativo, ele pode ser acessado em qualquer smartphone ou computador com acesso à internet, é totalmente gratuito e auxilia tanto alunos quanto professores no estudo da matemática, basta selecionar uma área da matemática e jogar.

O MathGo foi criado no projeto de extensão Desenvolvimento e Implementação de Software Educacional para o Ensino Fundamental e Médio (Disefem), e integra atualmente o Projeto de Extensão AppGo, que tem como foco principal a construção de softwares educacionais na perspectiva de um trabalho conjunto universidade-escola. Neste sentido, também está em desenvolvimento um aplicativo semelhante para o ensino de Língua Portuguesa, o PortGo, conta a professora Bárbara, que é vinculada ao curso de Design da Universidade, ligado ao Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng).

Na imagem a captura de uma das telas do aplicativo.

Mais sobre o Projeto de Extensão AppGo

O Projeto AppGo se propõe a desenvolver ações de forma colaborativa entre os professores das escolas, da universidade, e também dos acadêmicos dos cursos de graduação. A utilização de softwares educacionais considera o professor como participante ativo na produção dos respectivos materiais didáticos e pedagógicos, de acordo com suas necessidades em sala de aula.