Cultura Unijuí: como a arte está rompendo barreiras em tempos de pandemia - Unijuí

Cultura Unijuí: como a arte está rompendo barreiras em tempos de pandemia

Com a pandemia, tanto os grupos culturais da Universidade (Coral e Cadagy), quanto o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) e a Rádio Unijuí FM estão usando recursos online para manter a conexão com o público.

Cena do Programa apresentado pela Cia Cadagy

O setor artístico é um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19. Com a necessidade de evitar aglomerações, não foi mais possível realizar eventos culturais, exposições ou apresentações artísticas. Sendo assim, foi preciso que os movimentos culturais se reinventassem. De acordo com o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, frente a esta situação particular que estamos vivendo com o distanciamento social, os grupos se desafiaram a entregar produtos culturais nos suportes com os quais podemos interagir, que são as mídias sociais. “Então estão sendo feitos produtos de alta qualidade, que expressam muito do que é trabalhado em condições normais. Além de serem importantes instrumentos para os estudantes participantes de diversificação da linguagem artística, os grupos culturais estão ofertando também para a comunidade mais oportunidade de acesso à cultura”, ressalta o professor.

Na Unijuí, a opção foi investir em atividades que pudessem chegar ao público de forma virtual. O Museu, por exemplo, disponibilizou uma visita virtual aos seus espaços expositivos. Em sua fanpage facebook.com.br/madpunijui foi realizada uma série de postagens, disponibilizando visitas virtuais com a demonstração dos espaços expositivos, divididos por núcleos, com a finalidade de aproximar o visitante ao Museu sem sair de casa. O Museu também foi quem iniciou a série de programas Unijuí Cultura, que está indo ao ar aos domingos na página da Unijuí no Facebook.

O Coral Unijuí apresentou na série de programas uma apresentação realizada em 2017 no campus Santa Rosa, com a participação da Orquestra Violões Santa Rosa e Orquesta Jovem Santa Rosa. Além disso, está realizando ensaios online e iniciará uma série de apresentações de covers de seus coralistas no canal do IGTV de seu instagram @coralunijui.

A Cia Cadagy - Corpo em Movimento, por sua vez, apresentou cenas do espetáculo Bun. A companhia que mescla dança, arte circense e teatro, também ensinou ao público no programa passos de dança, maquiagem artística, como fazer bandeirinhas e também como pular cordas, atividades que podem ser feitas em casa neste período de isolamento social. O grupo também continua com atividades a distância, preparando seu novo espetáculo, que está sendo apresentado, no momento, em forma de quadrinhos nas redes sociais.

A Rádio Unijuí FM será tema do próximo programa, que irá reprisar trechos da live realizada no dia 30 de abril, com artistas locais. A “Live com Café” contou com a presença de professores, estudantes e músicos da cena local, entre eles Helena Sala e Regina Bólico, Marcos Diaz, Mateus Fornasier, Felipe Oliveski (Nani) e Caetana e Roberto Bones. Todos os artistas fizeram versões acústicas, num repertório com músicas de gêneros variados. O programa vai ao ar no próximo domingo, dia 11/05, a partir das 15h, na página da Unijuí no Facebook.