Alimentação saudável em debate em tempos de Covid-19 - Unijuí

Alimentação saudável em debate em tempos de Covid-19

Nesta semana, a Unijuí realizou uma live em sua página no Facebook trazendo como pauta “Alimentação saudável em época de isolamento”. A professora convidada para a fala foi Eilamaria Libardoni Vieira, do curso de Nutrição e Gastronomia da Universidade e extensionista do projeto Gestão Social e Cidadania da Unijuí. Esta iniciativa tem como objetivo trazer informações à comunidade que se encontra em isolamento diante da pandemia do novo coronavírus.

A professora iniciou ressaltando que mesmo em casa devemos seguir uma alimentação saudável, pensar nas escolhas alimentares e preferir consumir frutas, alimentos in natura ou minimamente processados, além de realizar receitas caseiras. Algumas sugestões foram no sentido de incluir aveia, chia, quinoa, azeite de oliva e alimentos da época, ricos em vitamina C, como limão, bergamota e laranja que ajudam na melhora do sistema imunológico.

No entanto, sabendo que pessoas com doenças crônicas encontram-se mais frágeis à Covid-19, é essencial manter uma dieta saudável, priorizando produtos da agricultura familiar que são os alimentos mais naturais, que incluem o feijão, arroz, mandioca, batata doce, cebola, frutas, hortaliças e também vitaminas, minerais e fibras. Na sequência, a professora Eilamaria, respondeu aos questionamentos referentes à higienização dos alimentos, que é um processo fundamental, pois ajuda a controlar a contaminação.

A professora, que também faz parte da equipe do Projeto de Extensão “Gestão Social e Cidadania” , destacou que está sendo elaborado um material educativo para a comunidade, com dicas relacionadas à alimentação saudável, orientações sobre a higiene de alimentos em tempos de pandemia e o processo de fabricação de sabão com restos de óleo, visto que o sabão é um aliado na lavagem e higienização correta e frequente das mãos, roupas e acessórios. Contudo, após desfazer alguns mitos sobre a alimentação, destacou que em tempos de coronavírus, para além de manter o distanciamento social, utilizar máscara, álcool em gel, água e sabão, devemos manter uma alimentação saudável para melhorar a saúde e qualidade de vida de todas famílias.

Confira a live na íntegra: