Programa de Residência em Saúde da Família realiza ações de enfrentamento à Covid-19 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Programa de Residência em Saúde da Família realiza ações de enfrentamento à Covid-19

              

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, uma parceria entre a Unijuí e a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), tem como finalidade preparar profissionais para atuarem na área de Atenção Básica e Saúde da Família, orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da realidade de cada região. Tendo isso em vista que os 22 residentes que integram o curso de Pós-Graduação estão atuando ativamente na linha de frente do combate à Covid-19. Os profissionais realizam ações em seis unidades de saúde do município de Santa Rosa, além de desenvolverem reflexões e produções teóricas sobre o contexto da pandemia.

A professora de Psicologia e tutora da residência, Simoni Antunes, destaca que as atividades possuem como objetivo o protagonismo dos residentes em ações que promovam a saúde coletivamente. “Queremos incentivar intervenções que façam a diferença na singularidade da vida de cada usuário assistido pelo SUS em nosso município”. 

Conheça algumas das atividades realizadas:

Trabalho nas unidades de saúde

Os residentes desenvolvem ações de educação em saúde no acolhimento clínico às demandas que chegam nas unidades de saúde do município, priorizando grupos de risco, gestantes e atendimentos de urgência e emergência. A professora Simoni afirma que o papel desses profissionais nas equipes de saúde e na produção de conhecimento é fundamental, especialmente nesse momento crítico: “as propostas em educação em saúde têm sido implementadas nas consultas que todos, em suas diferentes áreas, seguem realizando à população assistida pelo SUS”. Além disso, os integrantes do Programa de Residência realizam a confecção de materiais informativos aos usuários, para fixação nos serviços de saúde e veiculação em plataformas digitais (InstagramFacebook). 

Participação nas aulas online

Além da prática com o atendimento à comunidade, os residentes estão envolvidos em processos de reflexão teórica nas aulas online, buscando sobre protocolos de segurança e informações que possam interferir nas relações de trabalho de forma ativa e responsável, discutindo sobre o manejo correto de pacientes respiratórios, atualizando-se sobre pesquisas que tratam da Covid-19, pensando elementos para compreender a saúde mental em tempos de pandemia, além de questões sobre autocuidado e cuidado com o outro. “Também integramos, em diferentes momentos, as aulas online de alguns cursos da Unijuí, como Educação Física e Psicologia, realizando trocas entre os programas de Pós-Graduação e Graduação”, relata o cirurgião-dentista e residente do programa, Maique Rodrigues Vieira.

Teleatendimento Covid-19

Um grupo de residentes está atuando junto ao serviço de teleatendimento à população santa-rosense e da região, para casos relacionados ao coronavírus. O serviço é mais um mecanismo para esclarecer as dúvidas da comunidade e evitar que pessoas com sintomas de Covid-19 precisem se deslocar para receber informações. A iniciativa é uma parceria entre a Fumssar e a Unijuí, lançada em abril, e conta com o apoio de profissionais de diferentes áreas da Saúde, entre eles médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e profissionais de Educação Física.

Ações solidárias e campanha de vacinação

O envolvimento em ações solidárias, como a produção de máscaras para serem distribuídas à população também compõe o trabalho dos residentes dentro das equipes neste momento. Nos próximos dias, a ideia é colocar em prática o projeto “Doações que movem”, que consiste na confecção e doação de máscaras de tecido à comunidade, visto a obrigatoriedade dessa proteção no município. Além disso, a professora Simoni salienta a organização e participação dos residentes na Campanha de Vacinação contra a Influenza 2020, que neste ano foi antecipada para auxiliar as equipes na identificação de casos de Covid-19, tendo em vista que as doenças possuem sintomas semelhantes.

Auxílio aos profissionais da Saúde

O residente do Programa, Maique Rodrigues, destaca que o cuidado com os colegas, profissionais da Saúde que atuam no SUS, também vem se desenvolvendo de maneira efetiva. “Realizamos com eles Práticas Alternativas de Saúde para auxiliar no enfrentamento das tensões diárias que este momento gera, como aplicação de exercícios de relaxamento, meditação e respiração, auriculoterapia, digitopuntura, travesseiros terapêuticos com ervas medicinais, recorrendo a opções não medicamentosas para o enfrentamento da pandemia, atentando também para a saúde mental dos trabalhadores em saúde e oferecendo apoio”, relata.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.