Unijuí é protagonista no enfrentamento da pandemia de Coronavírus - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí é protagonista no enfrentamento da pandemia de Coronavírus

              

Desde o início da pandemia de Coronovírus, a Fidene/Unijuí está mobilizada para realizar ações de enfrentamento junto à comunidade regional. Diversas ações nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão já foram realizadas. Para além disso, diversos serviços são disponibilizados para a comunidade. Segundo a Reitora da Unijuí e presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring, “a Instituição, a partir do complexo Fidene, se mobiliza, assim como a sociedade, para salvar vidas, para a manutenção da vida e também para buscar alternativas de sustentação econômica e financeira”, observa.

Confira os serviços disponíveis nos campi Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos:

Saúde

Unilab: Realiza teste para covid-19, recomendando que seja feito a partir de prescrição médica. Além disso, está mantendo sua rotina de análises clínicas. Mais informações e contato para agendamento no número (55) 3332-0554 - ramal 3216.

Farmácia Universitária: mantém suas atividades de produção de diversas fórmulas, também está comercializando álcool gel. Contato: informações pelo e-mail faruniversitaria@unijui.edu.br ou pelo telefone 3332 0518.  

Unijuí Saúde: está em atividade parcial, oferecendo serviços de nutrição e fisioterapia, além da Unidade de Reabilitação Física de Ijuí. Para os agendamentos, a equipe avaliou criteriosamente o retorno de cada paciente, sendo chamados somente aqueles que não se enquadram em grupo de risco em relação à covid-19. Contato: 3332-0204 ou unir@unijui.edu.br.

Clínica de Psicologia: a clínica de Psicologia está atendendo em horário normal, mas dentro das normas de exigência quanto à higienização e ao distanciamento social. Os atendimentos são marcados de forma mais espaçada para evitar aglomerações. Se alguém precisar de atendimento, deve agendar via telefone com a secretária da clínica. Os atendimentos acontecem de forma presencial. Contato Ijuí: 55 3332-0227. Contato Santa Rosa: 55 3511-5295.

Teleatendimento idosos: para atender os integrantes do Programa Integrado para a Terceira Idade - Piti, vinculado ao curso de Educação Física, do Departamento de Humanidades e Educação (DHE), que há mais de 20 anos realiza atividades com a população idosa de Ijuí, o Grupo Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade, que por sua vez é vinculado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, está realizando atendimentos e encaminhamentos de saúde para idosos por telefone, com o objetivo de identificar necessidades neste grupo de pessoas. Atende aos integrantes do Piti.

Site "Ciência Explica Covid-19": este site foi criado para estimular a divulgação científica para a comunidade. Especificamente, a intenção é levar a informação científica que está sendo gerada sobre o coronavírus para a comunidade em geral, por meio de uma linguagem simples que seja capaz de "traduzir" os complexos estudos nas diferentes áreas do conhecimento em informação compreensível.  https://sites.google.com/a/unijui.edu.br/ciencia-explica-covid-19/home

Pesquisa: a Unijuí integrou a pesquisa que mapeia o avanço deste novo vírus no Rio Grande do Sul. O estudo, realizado em quatro fases, foi coordenado pela UFPeL e encomendado pelo Governo Estadual e testou cerca de 18 mil pessoas, sendo que 2 mil em Ijuí. Mais quatro fases serão realizadas e a Unijuí vai participar também. 

Gestão, Negócios 

Sou Daqui: foram desenvolvidos mote de comunicação, peças publicitárias e materiais para a publicação em redes sociais e diversas mídias. Esta campanha veio para mostrar às comunidades a importância do fortalecimento dos negócios locais neste momento de crise. A Unijuí reforça a possibilidade de mais municípios poderem receber a campanha “Sou Daqui” de forma gratuita e “customizada” para o poder público e/ou associações, para saber detalhes basta entrar em contato com o Escritório Universidade Comunidade da Agit, no e-mail: comunidade@unijui.edu.br. 

Itecsol: desde o início da pandemia, a Itecsol continua prestando assessoria aos empreendimentos incubados, semanalmente e mesmo a distância, a incubadora tem os auxiliado para além das atividades administrativas dos galpões. Auxiliamos os trabalhadores da reciclagem quanto ao auxílio emergencial, dando suporte na atualização de cadastros, que foram necessários junto à receita federal, verificando situação do cadastro único, junto a Assistência Social do Município, atualização de dados de materiais comercializados por tipologia para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A incubadora auxiliou na organização e divulgação da campanha de arrecadação de alimentos e valores para a Acata e Arl6, além da arrecadação dos kits de higiene e agasalhos. Além disso continua fazendo a mediação entre as empresas e as associações Acata e Arl6 para os termos de compromisso para a coleta, com atualmente mais de 70 termos vigentes de empresas que destinam seus materiais recicláveis para essas associações, contribuindo para a geração de renda para estes trabalhadores. Contato: 3332-0212.

Criatec: empresas incubadas na Criatec realizaram a produção de máscaras e equipamentos para profissionais de saúde atuarem diretamente na linha de frente de combate a pandemia. Além disso, também empresas incubadas na Criatec criaram um site para facilitar as doações de alimentos e produtos de higiene para pessoas com necessidades neste momento de crise. Confira como participar em ijuiajuda.com.br. Outra iniciativa de incubada para este momento é o GuiaACI, em que a Unijuí e a Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) uniram esforços para promover negócios locais durante a pandemia. Acesse https://www.guiaci.app e confira. Também segue prestando assessoria na construção de ideias e negócios inovadores, bem como realizando debates sobre temas importantes da atualidade com profissionais e especialistas em negócios. Contato: 3332-0212 ou http://www.criatecunijui.com.br/  

Laboratório de Gestão e Negócios: com o objetivo de ajudar microempreendedores de Ijuí, Santa Rosa e Panambi nesse momento delicado, o Laboratório de Gestão e Negócios da Unijuí oferece serviços de consultoria. O contato inicial pode ser feito pelo e-mail: labgestaoenegocios.ijui@unijui.edu.br. Em Santa Rosa o contato é 3511-5200. Já em Panambi: 3375-4466.

CEEMA: para acompanhar as mudanças ocorridas no mercado da soja, milho e trigo, por exemplo, produtores, pesquisadores e estudantes contam com relatórios produzidos pela Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário (Ceema), por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec) da Unijuí. O material é disponibilizado ao público no blog: http://ceemaunijui.blogspot.com/.

Tecnologia

Conserto de Respiradores: os cursos de engenharia - Mecânica e Elétrica - estão trabalhando na busca de alternativas de respiradores: identificação de problemas de respiradores existentes em nossos hospitais e entendimento dos mecanismos, como possibilidade de viabilizar respiradores de baixo custo. 

Iniciativa Compartilha: é uma plataforma na internet que conecta doadores com quem precisa de ajuda, para a doação de alimentos, produtos de higiene e outros. Lançada nesta quarta-feira, dia 03 de junho, pela Unijuí por meio de diversas parcerias. Confira como participar em https://compartilha.org/#

Direito

Escritório Modelo: sob coordenação do Núcleo de Práticas Jurídicas do curso de graduação em Direito da Unijuí, o Escritório Modelo mantém seus atendimentos, atuando nos municípios de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos. O objetivo é ampliar o acesso aos direitos sociais e individuais, proporcionando um atendimento aos segmentos sociais vulnerabilizados e/ou excluídos. Em Ijuí, o contato com o Escritório Modelo pode ser feito pelo número 3332.0292. Em Santa Rosa o contato é 3511-5296. Já em Três Passos: 3522-2415 ou 9 9607-4305.

Balcão do Consumidor:  desde o início da pandemia, o Balcão do Consumidor atendeu as comunidades de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos, viabilizando o acesso à informação e esclarecimentos sobre os direitos do consumidor. É  responsável pelo registro das denúncias e reclamações, que podem ser feitas com ou sem a identificação do consumidor.  Caso o cidadão se depare com valores abusivos de produtos ou serviços relacionados ao combate do coronavírus, poderá registrar sua reclamação entre 12h e 16h30 da tarde, por meio do telefone (55) 3333-0725, ou pelo e-mail balcaodoconsumidor@unijui.edu.br. Em Três passos o número direto é: 55 3522-2122.

Educação e Cultura

LELU: oferta aulas de Inglês de forma online. O curso de Inglês no Campus almeja desenvolver habilidades básicas em língua inglesa em situações cotidianas da vida, como: saudações, apresentações pessoais, interações próprias de situações de trabalho, discussões sobre assuntos atuais e sobre questões que fazem parte do contexto social dos aprendizes. Contate: lelu@unijui.edu.br.

Projeto de Extensão Traças Digitais: da necessidade de construir práticas inovadoras para desenvolver habilidades de leitura, especialmente de obras brasileiras, envolvendo alunos e professores da educação básica, do ensino superior, reforçando o compromisso enquanto Universidade Comunitária, surgiu o Projeto de Extensão Traças Digitais. Ele é desenvolvido por professores e estudantes dos cursos de Letras e História da Unijuí, tem como objetivo atender alunos de Ensino Médio de diferentes escolas da região, fazendo com que estes aprendam e se divirtam com leituras, discussões e estudos decorrentes dos assuntos trabalhados. Além disso, utilizam técnicas radiofônicas para a realização de podcasts e audiolivros, visando também divulgar esses materiais para a formação de leitores, professores e comunidade. Acesse e confira: https://www.youtube.com/channel/UC-2w-hJyw6qp7S2Z-NR0tOg 

Tecnologias Educacionais Colaborativas - EaD: curso que qualifica profissionais de diversas áreas do conhecimento em tecnologias digitais de informação e comunicação colaborativas. Esse curso capacita para o trabalho colaborativo a distância (online) por meio de celulares, computadores e, em especial, ferramentas da Google. Além disso, o curso habilita para o uso de ferramentas de elaboração e compartilhamento de conteúdos como texto, imagem, áudio, vídeo, planilhas, formulários, bem com armazenamento e compartilhamento de dados em nuvens digitais. Mais informações com a Unidade de Educação Continuada pelo 3332-0553 ou educacaocontinuada@unijui.edu.br. 

Math Go: a Unijuí oferece aos estudantes em idade escolar o MathGo, um aplicativo que ensina matemática de forma interativa. Com a ampliação do período sem aulas presenciais, em razão da pandemia de Coronavírus, esta pode ser uma boa opção para aliar ensino e lazer. É um aplicativo livre que possui aproximadamente 2.000 questões sobre os diferentes conteúdos abordados nesta área do conhecimento. Acesse mathgo.com.br e experimente!

Museu: o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) está buscando maneiras de adaptar-se ao momento em que a circulação nos espaços físicos está suspensa. Por isso, disponibilizou formas diferenciadas, tecnológicas e interativas para pesquisa e visitação online. Assim, o público tem acesso à informação e cultura diretamente de casa. O atendimento a distância do MADP é uma das alternativas para facilitar o acesso à informação sobre a documentação preservada. Para solicitar esse tipo de atendimento, o usuário deve entrar em contato pelo e-mail madppesquisa@unijui.edu.br, enviando as informações que deseja para sua pesquisa. Para interagir com o Museu e conferir conteúdos acesse a fanpage no Facebook e o instagram do MADP.

Grupos Culturais: Com a pandemia, os grupos culturais da Universidade: Coral e Cadagy estão usando recursos online para manter a conexão com o público. Confira as Redes Sociais dos grupos para conferir as atividades: Cadagy e Coral Unijuí.

Santa Rosa e região

Teleatendimento covid-19: O serviço de Teleatendimento Covid-19, disponível para a comunidade de Santa Rosa desde o mês de abril, agora foi ampliado para a região da Fronteira Noroeste, abrangendo 22 municípios da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde. A linha telefônica 55 3511 5222 conta com dez canais de atendimento, de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Em parceria com Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), também integram o atendimento os Residentes da Residência Multiprofissional, que é realizada em Santa Rosa. Além do teleatendimento os residentes estão envolvidos em ações solidárias e no auxílio aos profissionais da Saúde do município.

Confecção de EPI’s: por meio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec, unindo esforços a partir da ação voluntária de empreendedores incubados, a Unijuí está procurando dar a sua parcela de contribuição social. Em Santa Rosa, o campus da Unijuí é parceiro da Fundação Municipal de Saúde - Santa Rosa (Fumssar) na produção de máscaras de plástico, as chamadas face shields, para que profissionais da área da saúde atuem de forma mais segura no combate à pandemia do Coronavírus (COVID-19).


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.