NOTA AOS ESTUDANTES E PROFESSORES DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DA UNIJUÍ - Unijuí

NOTA AOS ESTUDANTES E PROFESSORES DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DA UNIJUÍ

Considerando a Portaria MEC nº 544/2020, publicada no dia 17/06/2020, que autorizou a substituição das disciplinas presenciais por atividades online até 31 de dezembro de 2020, bem como o Plano de Distanciamento Controlado implantado no Estado do Rio Grande do Sul, autorizando o retorno ao presencial apenas dos estágios e das atividades práticas de laboratório de pesquisa e ensino, vimos informar aos estudantes da Unijuí o que segue:

1. A Portaria MEC nº 544/2020, ao autorizar a substituição das disciplinas presenciais por atividades online até 31 de dezembro de 2020, ressaltou que essa é uma opção da instituição de ensino. Neste sentido, reafirmamos que nossa real expectativa é de retornarmos à presencialidade de todas as atividades dos cursos de graduação tão logo o Governo do Estado do Rio Grande do Sul permita, o qual semanalmente está reavaliando a política de enfrentamento ao COVID-19 e atualizando as normativas e protocolos. De qualquer maneira, as atividades acadêmicas do 2º semestre começam no dia 03 de agosto, conforme previsto nos calendários institucionais;

2. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul autorizou o retorno presencial imediato tão somente dos estágios e das atividades práticas de laboratório de ensino e pesquisa, exigindo o cumprimento de uma série de medidas preventivas. Diante disso, a Universidade está organizando o retorno exclusivamente destas atividades, a partir da avaliação e definição da coordenação e Núcleo Docente Estruturante de cada curso de graduação.

3. Cada curso de graduação está construindo o cronograma de retorno e de recuperação das atividades práticas presenciais e de estágio, o que acontecerá a partir do dia 24 de junho de 2020, priorizando o retorno gradual e escalonado ao presencial das turmas que têm estudantes formandos nos 1º e 2º semestres deste ano e somente daquelescursos que possuem a necessidade de realizar tal atividade neste momento.

4. Alguns cursos irão recuperar as atividades práticas e estágios somente em meados de agosto, considerando especialmente o cenário de redução ou agravamento da pandemia e os critérios estabelecidos no Plano de Distanciamento Controlado. Isso será comunicado a cada turma.

5. A comunicação aos estudantes com indicação de quais turmas com atividades práticas e estágios retornarão imediatamente ou no decorrer do segundo semestre, assim como do dia e do turno de cada atividade, será realizada a partir da secretaria de cada curso de graduação.

6. Ratificamos nosso compromisso em cumprir a carga horária de estágios e de atividades práticas de todas as disciplinas ofertadas neste 1º semestre de 2020, com o uso de meios e tecnologias digitais e informação/ comunicação ou de forma presencial. Neste sentido, informamos que o MEC delegou à universidade a avaliação e decisão das substituições cabíveis, sendo que é o que estamos fazendo a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso de graduação.

7. Quanto ao programa de bônus concedido na rematrícula para o 2º semestre (Resolução Conselho Diretor da FIDENE nº 03/2020), salientamos que foi levado em consideração a economia da universidade projetada até o mês de setembro, mesmo ratificando nossa expectativa de retornar presencialmente em meados de agosto.

Por fim, conclamamos a todos para individualmente seguir em frente e coletivamente perseverarmos no esforço rigoroso e comprometido com as medidas de segurança e distanciamento em nossos municípios. Sigamos firmes e continuamos à disposição de todos por meio dos nossos canais de comunicação para apoiá-los nas dificuldades encontradas. Os espaços da universidade continuam vazios, mas esperamos que possamos voltar a nos rever e compartilhá-los o mais breve possível. Lembrem, não podemos abandonar nossos sonhos; vamos enfrentar os desafios que nos fortalecem.