Estudo sugere que o distanciamento social insuficiente pode estar relacionado com o rápido aumento de casos de covid-19 em Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudo sugere que o distanciamento social insuficiente pode estar relacionado com o rápido aumento de casos de covid-19 em Ijuí

             

Um estudo da Unijuí, por meio do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, relacionando a adesão ao distanciamento social e a rotina diária da população de Ijuí com a evolução no número de casos de covid-19, sugere que as medidas de prevenção realizadas nos meses de abril e maio podem ter sido insuficientes para evitar o aumento na transmissão do coronavírus na cidade. O estudo demonstra que o distanciamento social estava em torno de 66% no início de abril, sendo diminuído para aproximadamente 50% no final do mês de maio, coincidindo com o aumento de cerca de três vezes no número de casos em Ijuí (entre 24/5 e 7/6), alcançando os 100 casos no dia 21/06, duas semanas antes do previsto (05/07) considerando uma estimativa de crescimento rápido (exponencial) de casos na cidade.

O estudo sugere que a implementação de medidas de prevenção que promovam  uma diminuição de 50% na taxa de transmissão do coronavírus nos próximos 15 dias, pode ter um importante efeito na redução do número de pessoas expostas ao vírus. Com a redução da taxa de transmissão, a proporção da população exposta poderá reduzir para 20% em um cenário no qual 80% da população de Ijuí poderá estar exposta ao vírus caso nenhuma medida for tomada. Consequentemente, esta redução na exposição terá impacto direto na diminuição no número de infectados, hospitalizações e mortes, evitando ou atenuando a sobrecarga no sistema de saúde público e privado. Assim, os autores reiteram a importância do cumprimento das medidas de prevenção recomendadas pelos decretos municipal e estadual. 

Os dados utilizados para esta análise foram obtidos a partir dos resultados da pesquisa epidemiológica sobre o coronavírus (EPICOVID19-RS) realizada quinzenalmente pela Unijuí em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os resultados correspondem ao comportamento social informado de 1.750 moradores de diferentes bairros de Ijuí, de todas as idades. O estudo epidemiológico em Ijuí, que tem como coordenadora local a professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde, Evelise Moraes Berlezi, terá mais quatro rodadas previstas, sendo a próxima já no final de semana (dias 27 e 28 de junho). 

O artigo intitulado “Insufficient social distancing may be related to a future COVID-19 outbreak in Ijuí-Brazil: Predictions of further social interventions.” (tradução aproximada: distanciamento social insuficiente pode estar relacionado a um futuro surto de casos de COVID-19 em Ijuí-Brasil: Predições sobre intervencões sociais adicionais.) está divulgado no modo online, no link  https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.06.22.20132910v1. Os autores optaram pela divulgação no modelo pré-print (divulgado mesmo antes da revisão científica de especialistas), considerando a urgência na divulgação dos resultados, a fim de contribuir como alerta à população acerca da importância e relevância dos cuidados necessários, como o distanciamento social, higienização e uso de máscara, que devem ser tomados neste momento em que a transmissão do coronavírus na cidade está em pleno crescimento. Além disso, embora com base em dados locais, o estudo pode gerar generalizações que podem ser consideradas para outras cidades e subsidiar medidas de políticas públicas e uma melhor compreensão entre os níveis de adesão necessários de distanciamento social para conter a pandemia. 

Os autores destacam, ainda, que este tipo de estudo só pode ser realizado devido a participação cuidadosa e eficiente da equipe de voluntários da pesquisa EPICOVID19-RS em Ijuí, composta principalmente de estudantes dos diferentes cursos da área da saúde e biológicas da Unijuí (Biologia, Biomedicina, Estética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição) e alunos do Mestrado em Atenção Integral à Saúde (Programa em associação entre a Unijuí e Unicruz), assim como pela ampla divulgação de informações sobre os casos de covid-19 do município de Ijuí.

            


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.