Pesquisa estadual que está mapeando o avanço da covid-19 retorna neste fim de semana a Ijuí - Unijuí

A pesquisa que está mapeando o avanço do coronavírus no Rio Grande do Sul está de volta em Ijuí. Após uma pausa de algumas semanas, quando foram concluídas as primeiras quatro etapas, o estudo retoma com os testes rápidos a partir deste fim de semana, dias 27 e 28. Serão realizadas mais quatro etapas, com previsão de encerramento no mês de setembro de 2020.

Neste sábado e domingo serão visitadas 500 residências em Ijuí, seguindo os mesmos protocolos já estabelecidos desde o início da pesquisa: as casas são escolhidas de forma aleatória, por sorteio, seguindo critérios do Censo do IBGE, e em cada casa uma pessoa é testada, também por sorteio, além disso é aplicado de um questionário para informações complementares. Para o teste basta apenas uma gota de sangue, em alguns minutos o resultado é informado. Desta forma, os dados são enviados diretamente à coordenação da pesquisa, que é a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Governo do Rio Grande do Sul. A Unijuí não divulga os resultados antes da coordenação, que deverá divulgar as informações em 48 após a conclusão da coleta de testes e dados.

Serão mais de 30 voluntários nas ruas neste fim de semana, todos eles testados para a covid-19, identificados e com equipamentos de segurança. Eles também foram treinados e receberem todas as orientações para seguir os protocolos do estudo. A Unijuí, que coordena a pesquisa em Ijuí, por meio do Mestrado em Atenção Integral à Saúde e demais cursos de Graduação na área, reforça o pedido de colaboração da comunidade para que recebam os voluntários da pesquisa e participem deste importante estudo. Em caso de dúvida, a comunidade pode entrar em contato com os órgãos de segurança do município para verificar a abordagem dos voluntários da pesquisa, pelo número: 3332-0150, com a Brigada Militar. Outros dois telefones foram disponibilizados: (55) 9 9182 6453 e (53) 9 8409 0884.

Se você ainda tem dúvida, consulte este guia de perguntas e respostas elaborado pela Unijuí sobre o estudo, que é denominado EPICOVID-19: acesse aqui.

Cronograma das novas etapas

Etapa 5: 27-28 de junho

Etapa 6: 25-26 de julho

Etapa 7: 22-23 de agosto

Etapa 8: 26-27 de setembro

Caso a prevalência passe de 1%, o espaçamento entre uma rodada e outra diminui para três semanas. E caso a prevalência passe de 5%, este espaçamento diminui para duas semanas.

Mais sobre o estudo

O governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), da Secretaria da Saúde (SES) e do Comitê Científico, indicou a necessidade de estudo em relação à prevalência do coronavírus no RS para analisar a velocidade de expansão da infecção em uma amostra representativa da população gaúcha. Neste contexto, foi aprovada a proposta de pesquisadores de instituições educacionais gaúchas, sob liderança da UFPel, e participação de uma rede de 12 universidades federais e privadas, entre elas a Unijuí. O estudo tem um custo estimado em R$ 1,5 milhão e tem o apoio da Unimed Porto Alegre, do Instituto Cultural Floresta, também da capital gaúcha, e do Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro.

Confira os resultados das primeiras quatro fases no site do Governo Estadual, neste link.