Unijuí realiza 500 coletas da EpiCovid no fim de semana - Unijuí

Unijuí realiza 500 coletas da EpiCovid no fim de semana

A pesquisa que está mapeando o avanço do coronavírus no Rio Grande do Sul realizou nova etapa de testes rápidos no fim de semana. Os voluntários da Unijuí visitaram 500 domicílios de Ijuí, onde realizaram a aplicação de um teste rápido para identificar o coronavírus e um questionário. Outras duas etapas devem acontecer, sendo uma em agosto e outra em setembro.

Seguindo os mesmos protocolos já estabelecidos desde o início da pesquisa, mais de 30 voluntários realizaram as visitas. As casas foram escolhidas de forma aleatória, por sorteio, seguindo critérios do Censo do IBGE e, em cada casa, uma pessoa foi testada, também por sorteio, além disso foi aplicado de um questionário para informações complementares. Os dados coletados foram enviados diretamente à coordenação da pesquisa, que são a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Governo do Rio Grande do Sul. A Unijuí não divulga ou comenta os resultados antes do anúncio feito pela coordenação.

Conforme a professora Evelise Berlezi, coordenadora da aplicação da pesquisa pela Unijuí, os resultados da pesquisa do fim de semana devem ser divulgados na quarta-feira, 29, pelo Governo do Estado. “Cabe ressaltar o trabalho impecável realizado pelos voluntários da pesquisa e também agradecer à comunidade que recebeu os voluntários em suas casas”, destacou.

Cronograma das novas etapas

Etapa 7: 22-23 de agosto

Etapa 8: 26-27 de setembro

Caso a prevalência passe de 1%, o espaçamento entre uma rodada e outra diminui para três semanas. E caso a prevalência passe de 5%, este espaçamento diminui para duas semanas.

Mais sobre o estudo

O Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), da Secretaria da Saúde (SES) e do Comitê Científico, indicou a necessidade de estudo em relação à prevalência do coronavírus no RS para analisar a velocidade de expansão da infecção em uma amostra representativa da população gaúcha. Neste contexto, foi aprovada a proposta de pesquisadores de instituições educacionais gaúchas, sob liderança da UFPel, e participação de uma rede de 12 universidades federais e privadas, entre elas a Unijuí. O estudo tem um custo estimado em R$ 1,5 milhão e tem o apoio da Unimed Porto Alegre, do Instituto Cultural Floresta, também da capital gaúcha, e do Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro.

Confira os resultados das primeiras quatro fases no site do Governo Estadual, no link: https://www.estado.rs.gov.br/estudo-epidemiologico-pesquisa-de-prevalencia.