Formaturas online: estrutura tecnológica e profissional garantiu o momento especial para mais de 300 formandos da Unijuí - Unijuí

Sai o auditório lotado de familiares e amigos, entram em ação câmeras, computadores, celulares e conexão com a internet. Esta foi a realidade para muitos formandos neste ano de 2020, que, diante da situação provocada pela pandemia da covid-19, e a necessidade da obtenção do diploma de educação superior para a atuação profissional, puderam realizar a formatura de forma online. Mais de 300 estudantes de diversos cursos e Campi da Unijuí colaram grau neste sistema.

Para garantir o sucesso e o melhor aproveitamento deste momento, o ápice para um estudante de graduação, a Unijuí montou uma grande estrutura, envolvendo muita tecnologia, profissionais e setores de diversas áreas da Instituição. Uma comissão envolvendo a Reitoria e os cursos de Graduação, Secretaria Acadêmica, Coordenadoria de Informática, Audiovisual e Coordenadoria de Marketing foi montada para a organização de cada cerimônia. Foram 11 atos online ao todo, realizados nos meses de agosto e setembro de 2020.

Na frente das câmeras, a Reitoria e a Secretaria Acadêmica conduzindo todo o processo, e, claro, os sujeitos principais do momento: os estudantes formandos. Mas atrás das câmeras, em cada cerimonial, foram mais de 10 profissionais envolvidos, no trabalho de transmissão e gerenciamento do conteúdo, internet, som e imagem, entre outras funções. Na questão de equipamentos, por exemplo, foram utilizados câmeras de vídeo, notebooks, além de um computador de alta performance, responsável por converter, em tempo real, as imagens do Meet, ambiente onde estavam apenas os formandos e os representantes da Universidade, e direcioná-las para o Youtube, onde os amigos e familiares acompanharam e puderam interagir com a formatura. Neste computador estavam gravadas cenas, imagens, vídeos com relatos de coordenadores de curso e estudantes, levados ao ar no momento definido pelo protocolo desenvolvido pela Secretaria Acadêmica.

Toda essa tecnologia e trabalho foram disponibilizados para garantir qualidade ao evento. “Como equipe técnica, foi uma experiência nova, pois em um momento difícil como estamos vivendo, acredito que a Unijuí conseguiu levar até as famílias dos seus formandos uma grande alegria. Embora não seja a formatura que todos sonhavam, entendemos que hoje ela é a forma mais segura de comemorarmos. A parceria entre os setores envolvidos foi fundamental para o sucesso dos eventos”, salienta Maiquel Fridhein, que atua no Núcleo de Redes e Banco de Dados da Coordenadoria de Informática da Unijuí.

Os formandos, mesmo diante do quadro e não sendo a colação que sonharam lá no início do curso, aprovaram o momento online. "Foi um momento tão diferente e ao mesmo tempo tão intenso, queira ou não estávamos concluindo nossa Graduação, colocando as esperanças em futuro melhor, na busca profissional. Também foi o fim de uma importante etapa, em que todos os momentos de dificuldade valeram a pena. Mesmo sendo online e a gente não podendo estar junto dos amigos e familiares, a emoção foi grande. Temos muito a agradecer à Instituição e aos professores dos cursos. Foi muito gratificante e recompensadora a nossa conquista!", observa Liege Goergen Romero, formanda de Engenharia Química.

Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, este momento foi mais uma aprendizagem decorrente da pandemia. “Enquanto Instituição entendemos que o momento de colação de grau é um ritual de passagem do nosso estudante para o mundo do trabalho. É um cidadão que se coloca na sociedade a partir da profissão, marcando todo o esforço de realizar um curso universitário. Além disso, ainda temos o esforço da família, que de várias formas possibilita essa formação. Neste sentido, marcar este momento, torná-lo um momento especial, mesmo que de forma online, é muito significativo para Instituição”, salienta.

Para ver como foram as cerimônias, confira no youtube da Unijuí