Unilab da Unijuí realiza novo teste para detecção de anticorpos contra a covid-19 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unilab da Unijuí realiza novo teste para detecção de anticorpos contra a covid-19

O Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí (Unilab) está realizando um novo exame, indicado para quem já teve a covid-19 e também já foi vacinado. O chamado Teste de Anticorpos Neutralizantes é indicado para detecção específica de anticorpos, gerados pelo organismo após a infecção ou vacinação - ou seja, os anticorpos que potencialmente impediriam a ligação do vírus às células e, consequentemente, sua replicação dentro do corpo.

O RT-PCR - teste já realizado pela Unilab, inclusive em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa), faz o diagnóstico da infecção ativa, diferente do Teste de Neutralização, que detecta anticorpos que o sistema imunológico desenvolve em resposta ao vírus.

“O Teste Neutralizante é um exame mais sensível que os demais e dá em porcentagem a quantidade de anticorpos”, explicou o coordenador técnico do Unilab, professor Matias Nunes Frizzo.

Assim como outros testes sorológicos para covid-19, o resultado do Teste de Anticorpos Neutralizantes não deve ser interpretado como uma indicação de imunidade parcial ou absoluta ao vírus. Este ainda é um tópico em estudo e, portanto, há a necessidade de se manter os cuidados necessários de distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos.

Recomenda-se que, para realização do novo exame, a coleta seja realizada após 21 dias do quadro clínico inicial. Mais informações e agendamentos podem ser realizados diretamente no Unilab, pelo telefone 3332 - 0554.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.