
O curso de Engenharia Química da Unijuí promoveu, nesta quinta-feira, 27 de agosto, a palestra “Das Equações e Reações às Decisões: Onde cabe um Engenheiro Químico?”. A atividade foi destinada aos estudantes do 2º, 4º, 6º e 10º semestres e teve como objetivo aproximar os acadêmicos das diferentes possibilidades de atuação profissional na área.
A palestra foi ministrada pela pós-doutora em Engenharia Química e ex-docente da Unijuí, Joice Viviane de Oliveira. Durante o encontro, ela compartilhou experiências de sua trajetória profissional e apresentou aos estudantes diferentes caminhos que podem ser seguidos pelos futuros engenheiros químicos.
Segundo Joice, a aproximação entre profissionais já formados e estudantes é importante para apresentar possibilidades que nem sempre são evidentes durante a graduação. “A importância de nós, profissionais já formados, falarmos para os estudantes é no sentido de mostrar caminhos. A Engenharia Química oportuniza diversas possibilidades de atuação. Podemos atuar na indústria, em laboratórios, em áreas de empreendedorismo e também no setor público. A ideia é trazer um pouco dessas possibilidades”, explica.
Para a coordenadora do curso, Fernanda Cunha Pereira, atividades como essa contribuem para aproximar os estudantes da realidade profissional e ampliar a compreensão sobre o campo de atuação da profissão. “É justamente trazer essa proximidade com a atuação profissional. A experiência compartilhada pela Joice proporciona aos estudantes uma visão mais ampla das vivências, experiências e possibilidades que a Engenharia Química oferece”, afirma.
A atividade reforça o compromisso da Unijuí com a formação dos, promovendo a integração entre conhecimento acadêmico e experiências profissionais. A iniciativa também contribui para ampliar a compreensão dos acadêmicos sobre o mercado de trabalho e os diferentes espaços de atuação do engenheiro químico.



