“Livro Vermelho” de Jung em exposição na Biblioteca Universitária - Unijuí

“Livro Vermelho” de Jung em exposição na Biblioteca Universitária

Encontra-se em exposição na Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí, o “Livro Vermelho” de Carl Gustav Jung (1875-1961). O “Livro Vermelho”, assim chamado pelo próprio autor, foi escrito entre 1914 e 1930 e nunca havia sido divulgado fora de seu círculo de amigos. Depois de sua morte, em 1961, permaneceu em mãos de familiares que somente autorizaram a publicação em 2009, com o título de “Líber Novus” (Livro Novo).

No livro, Jung reproduz com palavras e ilustrações (figuras mitológicas e mandalas) os resultados da exploração do inconsciente através do método introspectivo desenvolvido por ele. A partir da experiência do “Livro Vermelho”, o autor desenvolveu sua teoria dos arquétipos e do inconsciente coletivo.

A exposição do manuscrito do Livro Vermelho está circulando por algumas bibliotecas do Brasil, sendo uma deferência especial poder recebê-lo na Biblioteca da UNIJUÍ. Por esta razão, o Curso de Psicologia está organizando um evento para a noite desta segunda-feira, 25 de abril, às 19h30, no Salão Azul da Biblioteca Universitária. O evento terá início com a visitação à exposição do Livro Vermelho, no hall do Salão Azul. Às 20h, haverá projeção de entrevista com o psicólogo Carl Gustav Jung, seguida da palestra “Alguns aspectos da teoria Junguiana”, com o professor Ubirajara Cardoso de Cardoso, e debates.