PET Biologia Unijuí promove InterPET - Unijuí

PET Biologia Unijuí promove InterPET

Na próxima quarta-feira, 18 de maio, pela manhã, o Pet Biologia promove mais um InterPET, na sala 301 da Sede Acadêmica da UNIJUÍ. Na pauta estão os relatos das discussões do SulPET realizado no feriado de Páscoa na cidade de Florianópolis e os preparativos para a participação dos bolsistas e tutores no ENAPET, além do planejamento de atividades comuns. A UNIJUÍ conta com três grupos PET – Programa de Educação Tutorial, dos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Economia e Engenharia Civil.

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Superior (SESu) e foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um docente tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. Em suas atividades, estes grupos se orientam pelo princípio da indissociabilidade de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Conforme destaca a professora Dra. Mara Lisiane Tissot-Squalli, tutora do PET Biologia, os “PETs” estão organizados em uma Comissão Executiva Nacional (CENAPET) que promove anualmente encontros regionais (o SulPET reúne PETs dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e um encontro Nacional (ENAPET), onde são apresentadas e discutidas as estratégias de ação e as políticas relacionadas ao funcionamento dos programas. Ainda, os PETs de cada IES se reúnem periodicamente para planejar ações integradas e trocar experiências.