Serviço Social encerra Semana Acadêmica debatendo os Desafios e Possibilidades no Mundo do Trabalho - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Serviço Social encerra Semana Acadêmica debatendo os Desafios e Possibilidades no Mundo do Trabalho



Encerrou no último dia 12 a programação da Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social, com palestra proferida pela Drª Jane Cruz Prates, Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da PUCRS. Participaram do evento acadêmicos, profissionais e representantes de Instituições públicas e privadas de Ijuí e região.

“É prestigiosa a presença da professora e pesquisadora Jane Prates nesta região, especialmente para o debate sobre Serviço Social! Com longa experiência em docência e gestão pública, destaca-se como pesquisadora da Rede Internacional de Cooperação de Estudos em Serviço Social atuando em diferentes linhas de pesquisa”, destaca a professora Solange dos Santos Silva, Coordenadora do Curso de Serviço social da UNIJUÍ.

A pesquisadora destacou o significado da profissão no mundo do trabalho e salientou que o assistente social é um trabalhador especializado, produto da formação universitária que o capacita para realizar um trabalho complexo nas diversas áreas em que se vincula. E ressalta: “realizamos nosso trabalho em diversos espaços, âmbitos, áreas e muitas vezes especializações dentro delas e com segmentos e características diversas. Essa diversidade exige conhecimentos específicos. A Lei de Regulamentação da Profissão no Brasil define quais são as competências e as atribuições privativas do Assistente Social”.

Lembrou os desafios do ensino e pesquisa e os emergentes espaços de trabalho que vem exigindo o profissional assistente social, além das oportunidades do exercício liberal em assessorias e consultorias, tanto no setor público como privado.

Lançou o desafio de ampliar a legitimidade da profissão nesta região do Estado, comprometer-se com a formação permanente e de qualidade, ampliar e ocupar competências e espaços sem perder de vista as particularidades da profissão e as possibilidades regionais e globais do Serviço Social.

Salienta a Coordenadora do Serviço Social que o evento promovido pelo Curso e Centro Acadêmico é realizado anualmente, alusivo à comemoração ao Dia do Assistente Social, em 15 de maio. Institui-se como espaço de interação da comunidade acadêmica e profissional norteada por temáticas que demarcam o debate naquele contexto e fortalecem bandeiras em prol do exercício e formação profissional.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.