Curso de Pedagogia promove XII Ciclo de Estudos - Unijuí

Curso de Pedagogia promove XII Ciclo de Estudos

Com o tema “Alfabetização, Letramento e Múltiplas Inclusões”, será desenvolvida na próxima semana a segunda etapa do Ciclo de Estudos do Curso de Pedagogia da UNIJUÍ, tendo por local o auditório da Sede Acadêmica. O objetivo do evento é de refletir e debater as questões pedagógicas nos espaços educativos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando a complexidade dos processos de alfabetização e letramento, na perspectiva da produção de sentidos e práticas.

O evento deverá reunir professores de Educação Infantil e Anos Iniciais, coordenadores pedagógicos, diretores de escola, acadêmicos do Curso de Pedagogia e demais licenciaturas, alunos do Curso Normal Médio, APAES, SMED, CRE e demais interessados.

Segunda, 06 de junho
19h15: Abertura: Contação de história, com Regina Makino, projeto Linguagens em Movimento
19h30: Literatura e Alfabetização, com Dra Juracy Assmann Saraiva – FEEVALE
Coordenação: Ms. Lídia Inês Allebrandt
21h30: Debates
21h45: Sessão de autógrafos

Terça-feira, 07 de junho
19h15: Abertura Grupo Mosaico da EFA
19h30: Letramento e Alfabetização
Palestrante: Dra. Viviane Cancian - UFSM
Coordenação: Ms. Iselda Sausen Feil

Quarta-feira, 08 de junho
19h15: Abertura
19h30: Relato de Pesquisa e Experiências em Alfabetização
Painelistas: Elisabete Andrade, Paulina Mesias e Cátia Keske, alunas do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ
Coordenação: Ms. Maridalva Maldaner

Quinta, 09 de junho
19h15: Abertura: Apresentação do Coral da UNIJUÍ
19h30: A música interativa na escola, com Dra. Cláudia Ribeiro Bellochio - UFSM
Coordenação: Ms. Letícia Buchmann

Sexta-feira, 10 de junho
19h15: Abertura Coral Vendo Vozes, IMEAB, coordenação da professora Sandra Zaltron
19h30: Painel “Experiências em alfabetização”, com painelistas da SMED – Paulo Barcellos, Adriana de Moura e Clarisse Megier; e 36ª CRE – Márcia Scherer e Derlan Trombeta; EFA - Maria do Carmo Pilisão, Elisângela Pires e Dulcinéia.
Coordenação: Dra. Antônia Carvalho Bussmann
21h45: Debates
Exposição de trabalhos das instituições convidadas