Seminário regional debate ensino da Geografia, História e Sociologia - Unijuí

Seminário regional debate ensino da Geografia, História e Sociologia

O II Seminário Regional Atualidades e Perspectivas no Ensino de Geografia, História e Sociologia será realizado de 10 a 18 de agosto, no auditório da sede acadêmica da UNIJUÍ e debaterá os fundamentos teóricos e metodológicos da ciência e da didática da ciência, nas disciplinas escolares de Geografia, História, Sociologia e Filosofia, na formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica. O evento é destinado para professores universitários e da educação básica, acadêmicos de graduação e pós-graduação.

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto, no Portal da UNIJUÍ. O boleto, no valor de R$ 10,00, deve ser pago nos caixas da UNIJUÍ. Professores associados ao SINPRO Noroeste podem buscar o valor da inscrição junto ao sindicato. A certificação é de 24 horas.

O evento contará com a participação do professor doutor Luiz Fernando Scheibe, professor titular da UFSC, geólogo com atuação em áreas tais como a da educação ambiental, do desenvolvimento sustentável e da gestão de recursos hídricos. Recebeu em 2010 o Prêmio Pesquisador UFSC 50 Anos e da professora doutora Leda Scheibe que atua na UNOESC e na UFSC onde tem o título de professora emérita. Foi vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Educação. Atua nas áreas das políticas públicas de formação de professores para a Educação Básica.

A promoção é do Departamento de Humanidades e Educação (DHE), Cursos de Graduação em Geografia, História e Sociologia e Laboratório de Ensino de Ciências Sociais. Com co-promoção da Associação dos Professores Municipais de Ijuí (APMI); 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE); Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP); 31º Núcleo do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers Sindicato); Programa de Mestrado e Doutorado de Educação nas Ciências (UNIJUÍ); Secretaria Municipal de Educação (Smed Ijuí); Sindicato dos Professores do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (SINPRO Noroeste) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

10/08/2011 – quarta-feira |19h30
A sustentabilidade socioambiental em sala de aula
Palestra com Sergio Adas, Professor Doutor da FFCLRP/USP – Universidade de São Paulo. Apoio Editora Moderna
Debatedor: Valdecir Schenkel, 36ª CRE
Mediação: Leonardo Dirceu de Azambuja, professor Geografia/UNIJUÍ
=> Auditório do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP)

11/08/2011 - quinta-feira | 8h30
A formação de professores e a qualidade da Educação Básica
Palestra com Leda Scheibe, professora Doutora da UFSC e UNOESC
Debatedores: Derlan Trombetta, 36ª CRE e Eleandro Lizot, SMED
Mediação: Andrea Becker Narvaes, professora Sociologia/UNIJUÍ

11/08/2011 - quinta-feira |13h45
Oficinas sobre propostas curriculares para a Educação Básica no ensino de:
Geografia - Leonardo Dirceu de Azambuja, professor Geografia/UNIJUÍ
História - Ivo dos Santos Canabarro, professor História/UNIJUÍ
Sociologia - Andrea Becker Narvaes, professora Sociologia/UNIJUÍ
Filosofia - Maciel Antoninho Vieira e Vania F. Cossetin, professores Filosofia/UNIJUÍ
Ciências Sociais nos Anos Iniciais - Maridalva Bonfanti Maldaner, professora Pedagogia/UNIJUÍ

11/08/2011 - 17h 30min às 19h30
Atividades de intervalo: Vídeos no Auditório
da Sede Acadêmica e Visitação ao Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP

11/08/2011 - quinta-feira |19h30
Problemas e soluções ambientais na atualidade: o homem no ciclo das águas
Palestra com Luiz Fernando Scheibe, professor Doutor da UFSC
Debatedor: Mário Amarildo Attuati, professor Geografia/UNIJUÍ
Mediação: Doris Ketzer Montardo, professora Geologia/UNIJUÍ

16/08/2011 – terça-feira |19h30
As Ciências Sociais e as Ciências Sociais na Educação Básica
Painel com Enio Waldir da Silva, professor Doutor Sociologia/UNIJUÍ; Sandra Maria do Amaral, professora Doutora História/UNIJUÍ; Helena Copetti Callai, professora Doutor Geografia/UNIJUÍ
Mediação: João Afonso Frantz, UNIJUÍ/Sinpro Noroeste

18/08/2011 – quinta-feira |19h30
Os 50 Anos do Movimento da Legalidade*
Painel com Paulo Afonso Zarth, professor Doutor UNIJUÍ/UFFS/Capes; e Suimar João Bressan, professor UNIJUÍ
Mediação: Paulo Barcellos, SMED Ijuí
* Atividade Integrada com o evento Raízes Gaúchas, promovido pelo DHE/LECS/Curso de História/MADP.