Egressas de Química Industrial de Alimentos da UNIJUÍ são aprovadas em programas de doutorado - Unijuí

Cinco acadêmicas egressas do curso de Química Industrial de Alimentos da UNIJUÍ Campus Santa Rosa foram aprovadas nos programa de doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Elas forma incentivadas à pesquisa acadêmica durante toda a graduação.

Na UFRGS foram aprovadas quatro egressas da UNIJUÍ. Camila Carvalho Lago, de 27 anos, se formou em setembro de 2006. Ela é Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRGS (2009) e, agora, no Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFRGS irá pesquisar “Processos em Alimentos”. O Projeto é "Estudo do Yacon (Smallanthus sonchifolius) desidratado por liofilização". Ela será orientada pelo professor Dr. Caciano Pelayo Zapata Noreña.

Simone Weschenfelder, que também possui 27 anos, é formada em Química Industrial de Alimentos em setembro de 2006. É Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRGS (2009). No doutorado o tema de pesquisa será “Qualidade de Alimentos”. O tema do projeto é “Características físico-químicas, sensoriais, microbiológicas e propriedades tecnológicas do kefir como alimento lácteo probiótico”. O orientador é o professor José Maria Wiest.

A pesquisadora Stela Maris Meister Meira, de 25 anos, é formada em QIA em 2008 e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRGS (2011). Segue agora no doutorado pesquisando a Qualidade de Alimentos. O projeto é “Aplicação de linhagens potencialmente probióticas em queijo ovino”. O orientador é o professor Dr. Adriano Brandelli. A aluna é bolsista pela Capes.

Carla Roberta Matte colou grau em Química Industrial de Alimentos em 2008 e é Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRGS (2011). No doutorado em Biologia Celular e Molecular apresenta o projeto “Produção, Purificação e Imobilização em Líquidos Iônicos de Lipases de Microorganismos Termófilos”. O orientador é Marco Antônio Záchia Ayub. Ela é bolsista CNPQ.

Na UFPel a aluna é Aline Tiecher, que formou-se na UNIJUÍ em 2008. Ela é Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2010). Agora, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Agroindustrial. O projeto é “Radiação UV-C na expressão gênica e respostas bioqímicas-fisiológicas em tomate”. Ela terá a orientação de Cesar Valmor Rombaldi, e é bolsista Capes.