Noite de atividades lúdicas em escola de educação infantil - Unijuí

Noite de atividades lúdicas em escola de educação infantil

Acadêmicos do curso de Educação Física da UNIJUÍ Campus Santa Rosa visitaram na noite desta segunda-feira a Escola de Educação Infantil Tia Miti, de Santa Rosa. Os acadêmicos realizaram um circuito de atividades lúdicas com crianças de 3 a 5 anos, no salão da escola.

As atividades lúdicas, que envolveram 17 crianças, foram coordenadas por 21 acadêmicos de Educação Física, com a participação de duas monitoras da escola, da vice-diretora, Elaine Flores, e da diretora Michele Flores. Ocorreram brincadeiras como cama de gato, boliche, rolar nas bolas de suíça, jogo de dados, pulseira mágica e dos números dourados. As crianças receberam lanches, com apoio do Chá Prenda.

A professora Cléia Dorneles, que coordenou as atividades, diz que o objetivo é estimular as crianças a vivenciar as habilidades motoras básicas de locomoção, manipulação e estabilização, através de atividades lúdicas: “assim os acadêmicos conseguem observar o comportamento afetivo, cognitivo e motor das crianças durante a vivência das atividades”.

A atividade integra o componente curricular de Educação e Movimento I. Este componente estuda o processo do desenvolvimento motor de crianças de 0 à 6 anos. As crianças participaram efetivamente das atividades. A diretora da escola, Michele Flores, convidou os acadêmicos para retornar à escola para mais atividades: “as crianças gostaram da atividade. Já havíamos recebidos visitas da UNIJUÍ, mas desta vez foi um grupo grandes de acadêmicos, o que qualificou o encontro”. No final das atividades os pais das crianças integraram a ação.