ACATA Ijuí realiza formação com alunos do município de São Paulo das Missões - Unijuí

ACATA Ijuí realiza formação com alunos do município de São Paulo das Missões

No dia 01 de julho, a ACATA – Associação de Catadores de Materiais Reciclados de Ijuí realizou uma série de palestras relacionadas ao tema “A Importância da Reciclagem para o Meio Ambiente”, para alunos do Ensino Fundamental do município de São Paulo das Missões.

As atividades foram realizadas nas escolas Cristo de Linha Lavina, Pe. Francisco Rieger e Santa Cecília, todas da Rede Municipal, reunindo crianças da pré-escola a 8ª Série, totalizando aproximadamente 300 alunos e professores.

O trabalho aconteceu por iniciativa da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e da Secretaria de Educação do município, que desenvolvem um projeto de separação de resíduos nas escolas e trabalham com a conscientização das crianças sobre o meio ambiente para aos poucos sensibilizar toda a comunidade.

O coordenador da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de São Paulo das Missões, Júnior Kessler, buscou a parceria com a ACATA, devido a entidade ser uma referência na região quando o assunto é a reciclagem e os cuidados com o meio ambiente.

Participaram da atividade representando a ACATA, os associados Nildo Taborda de Melo, Maristela Pinheiro e Maria Sonilda Sattes que apresentaram a associação, o trabalho que desenvolvem e outras questões referentes ao meio ambiente. A associação foi acompanhada pela representante da ITECSOL/UNIJUÍ, Camila Madruga.

Segundo a professora Alice Gritzenco, os alunos gostaram muito do tema abordado e ficaram surpresos ao ver que muitas pessoas sobrevivem da separação do lixo. Também se mostraram preocupados com os resíduos produzidos em suas casas e na escola e com certeza levaram essas preocupações para os seus lares.