Acadêmicos do Mestrado em Modelagem Matemática realizam atividades práticas no Campus Panambi - Unijuí

Os alunos da Turma 2011 do Mestrado em Modelagem Matemática da UNIJUÍ participaram de aula prática de validação experimental de modelos de sistemas mecânicos. A aula foi proferida pelo professor doutor em Engenharia Mecânica, Antonio Carlos Valdiero, e faz parte das atividades previstas no componente curricular de Fundamentos da Modelagem Matemática.

Os testes experimentais de identificação de parâmetros e de validação dos modelos matemáticos foram realizados na tarde do dia 5 de julho no Núcleo de Inovação em Máquinas Automáticas e Servo Sistemas (NIMASS) da UNIJUÍ Campus Panambi, o qual integra os Laboratórios de Projeto de Robótica e de Automação Industrial do curso de Engenharia Mecânica.

A atividade prática realizada pelos acadêmicos do Mestrado contou também com o apoio e a participação de bolsistas de iniciação científica (PIBIC/CNPq e FAPERGS) na preparação e montagem da bancada de experimentos com sensores eletrônicos e o sistema de aquisição de sinais. Após os testes experimentais, os estudantes puderam comparar os resultados com as soluções numéricas dos modelos matemáticos formulados nas aulas anteriores. Também foi possível uma integração entre a pós-graduação e a graduação, baseada na relação teoria e prática.