Acadêmicas do Curso de Fisioterapia da UNIJUÍ participam da 63º Reunião anual da SBPC - Unijuí

O curso de fisioterapia da UNIJUÍ esteve representado pelas Bolsistas de Iniciação Científica Fabiana Bruinsma e Fernanda Dallazen nos dias 10 a 15 de Julho, na Universidade Federal do Góias, em Goiânia, na 63º Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, que reuniu pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, professores de ensino superior e profissionais. O tema deste ano baseou-se no papel do bioma propiciando as 3 condições de vida para o ambiente água, energia e alimento.

Nesta edição a reunião anual da SBPC teve como objetivo contribuir para defesa do cerrado brasileiro, incrementando esta discussão, sem deixar de tratar das políticas públicas de ciência e tecnologia com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de ciência, tecnologia e inovação.

Dentro da programação ocorreu a Jornada Nacional de Iniciação Científica onde as acadêmicas apresentaram seus trabalhos. Fabiana Bruinsma apresentou a pesquisa “Incontinência urinária em mulheres pós-menopausa: ensaio clínico” e Fernanda Dallazen apresentou a pesquisa “Avaliação da capacidade funcional em portadores de insuficiência renal crônica que não realizam hemodiálise” e “Análise do desenvolvimento na aquisição das etapas da fala (linguagem) em crianças de 15 meses a 4 anos de idade em escolas públicas da rede municipal de Ijuí em 2009 e 2010”, estes trabalhos foram primeiramente apresentados na Jornada de Iniciação Científica da UNIJUÍ, e selecionados pelo Comitê Científico da Universidade para então serem apresentados na Jornada Nacional. Foram submetidos e aceitos pela SBPC no total 3.914 pôsteres, apresentados por estudantes de graduação ou pós-graduação, professores de ensino superior e profissionais.

“Este evento é de fundamental importância para nós alunos pesquisadores, pois nós da um incentivo a continuar trabalhando na área científica após a graduação. Foi possível observar através das palestras e mesas redondas que participamos que o Brasil comparado aos outros países, possui uma grande carência em profissionais com mestrado e doutorado, e é através da pesquisa científica que o aluno se insere com mais facilidade nesse meio, o que foi observado dos participantes, pois a maioria visa continuar sua carreira profissional como pesquisadores. Assim, nós conhecemos o que as outras universidade brasileiras estão desenvolvendo em nossa área, trocando idéias e discutindo com os outros colegas pesquisadores, além disso conhecemos outras culturas do nosso país”, comenta Fabiana.