Professores de Letras apresentam trabalho em Simpósio Internacional - Unijuí

Professores de Letras apresentam trabalho em Simpósio Internacional

Com o trabalho Gêneros Textuais, Leitura em Língua Estrangeira e Novas Tecnologias: Uma Experiência com Multimodalidade, os professores Jairo de Oliveira e Rosane Dalenogare - do curso de Letras - Departamento de Humanidades e Educação - estiveram representando o Curso e a UNIJUÍ no VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET), em Natal, RN.

O trabalho apresentado se insere na linha de estudos de gêneros textuais e multimodalidade e tem como objetivos articular a leitura de textos autênticos da literatura da língua inglesa com mídias componentes das novas tecnologias, tais como filmes, vídeos do youtube e softwares de elaboração, manipulação e edição de filmes, como Windows Movie Maker, explorando diferentes gêneros textuais, tais como storyline, movie review, making of, lyrics, scripts, cenas de filme, etc.

Os professores Rosane e Jairo demonstram que a prática da leitura multimodal em LE é fundamental, e destacam a importância do bom uso das novas tecnologias em sala de aula, aproximando os alunos da língua estrangeira e transformando a leitura em uma atividade que é, ao mesmo tempo, prazerosa e que promove o desenvolvimento individual do aluno.

Internacionalizado em 2005, quando da sua realização em Santa Maria – RS, o SIGET é, atualmente, um evento de ampla abrangência e relevância. O evento tem como objetivos principais: congregar pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos em estudos sobre gêneros textuais; discutir questões teóricas e aplicadas relacionadas à pesquisa em gêneros textuais; divulgar estudos teóricos e aplicados que possam oferecer diferentes enfoques e abordagens, contribuindo para releituras desse objeto de pesquisa; e oportunizar a discussão de questões relevantes para a construção de uma agenda política e pedagógica destinada a políticas governamentais.