Curso de Serviço Social participa de evento em Florianópolis - Unijuí

Curso de Serviço Social participa de evento em Florianópolis

Está em desenvolvimento nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23, em Florianópolis/SC, a Oficina da Região Sul I da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. O evento acontece na Universidade Federal de Santa Catarina, e reúne representantes da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), do Conselho Federal de Serviço Social, Conselhos Regionais dos Estados do PR, SC e RS, docentes e estudantes das Unidades de Ensino dos três Estados da Região Sul.

O tema em debate é Os Desafios e Perspectivas para o Projeto de Formação Profissional do Serviço Social. Na quinta-feira, dia 22, as professoras Claudia Mônica dos Santos, da Universidade de Juiz de Fora, presidente da ABEPSS, e Lighia Horodyns, da Universidade de São Paulo, abriram a programação, apresentando um panorama geral da situação dos cursos de graduação por área do conhecimento no Brasil, destacando a realidade dos cursos de Serviço Social, especialmente na região sul do país. O debate considerou as metas do Plano Nacional de Educação e a repercussão no Serviço Social, assim como os desafios da efetivação dos eixos propostos pelas diretrizes curriculares no contexto atual.

Nesta sexta feira, segue o debate sobre a articulação do ensino, pesquisa e extensão na formação profissional na graduação e pós-graduação. Os trabalhos em grupos temáticos de discussão propiciam o debate sobre os desafios, experiências e perspectivas de projetos integrados em unidades de ensino de naturezas diferentes.

Conforme destaca a professora Solange Silva, coordenadora do Curso de Serviço social da UNIJUÍ, historicamente a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social tem legitimidade em organizar e fomentar o debate do projeto de formação profissional e as diretrizes para desenvolver o perfil do Assistente Social na sociedade brasileira. Os debates que vêm se adensando contribuem para a qualificação do projeto ético-político da profissão e do próprio trabalho nos diferentes espaços em que os profissionais vêm se inserindo. A representação do Curso de Serviço Social da UNIJUÍ neste evento deverá subsidiar o debate que vem sendo fomentados com a categoria em Ijuí e região.