Mestrado em Modelagem Matemática com inscrições abertas - Unijuí

Mestrado em Modelagem Matemática com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Mestrado em Modelagem Matemática até o dia 15 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico http://www.unijui.edu.br/ppgmm, no link “Processo Seletivo“.
O Mestrado em Modelagem Matemática é um projeto de caráter interdisciplinar, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação, com conceito 4, classificando-o entre os melhores cursos na área do pais.

O Mestrado em Modelagem Matemática está em funcionamento desde Agosto de 1994, já formou mais de 230 mestres até o presente momento, dos quais a maioria atua em docência em instituições de ensino superior. O programa concede o título de “Mestre em Modelagem Matemática” e tem como objetivos: formar profissionais para atuar nos quadros docentes de instituições superiores e no setor produtivo; realizar estudos avançados de maior abrangência e executar projetos de pesquisa em Modelagem Matemática aplicada às áreas de Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, Ciências da Saúde e Meio Ambiente, Ciências da Computação, entre outras, tendo como temática fundamental a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do país.

Podem ser admitidos no Programa os diplomados nos cursos superiores em Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, Ciências da Saúde e Meio Ambiente, Ciências da Computação e/ou áreas correlatas à matemática, em suas 25 vagas disponíveis, com uma carga horária total do curso é de 405 horas, divididas em 27 créditos. A duração do curso é de 24 meses.

As aulas são realizadas nas segundas-feiras (tarde e noite), terças-feiras (manhã, tarde e noite) e nas quartas-feiras pela manhã durante o primeiro ano. O segundo ano do curso é dedicado à elaboração da pesquisa e escrita da dissertação. Proficiência em Inglês requisito obrigatório – até o final do 1º ano do curso.

Para a efetivação da inscrição, o candidato deverá providenciar os seguintes documentos: copia Autenticada de Documento de Identificação (Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento/Outro); uma foto 3x4 recente; cópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação; cópia autenticada do Diploma Universitário ou do Atestado de Conclusão do Curso; curriculum vitae no formato Lattes (www.cnpq.br) devidamente comprovado (anexar cópias de artigos/certificados entre outros que julgar interessante); duas cartas de recomendação conforme modelo disponível no site: http://www.unijui.edu.br/ppgmm; questionário conforme Formulário Eletrônico corretamente preenchido (disponível em: http://www.unijui.edu.br/ppgmm); comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 115,00 através de boleto gerado automaticamente no ato da inscrição.

Os documentos podem ser entregues pessoalmente ou por procurador devidamente constituído, nos dias úteis do período de 03/10/2011 a 15/11/2011 na Secretária do Mestrado em Modelagem Matemática, localizada no Prédio do DCEEng/DeTEC da UNIJUÍ no 2º andar, sala 101, Rua Lulu Ilgenfritz, 480 – Bairro São Geraldo – 98700-000 – Ijuí/RS, no horário das 8:00 às 11h30min e das 13:30 às 17:00. Além disso, serão validadas as inscrições com os documentos enviados pelo correio, via Sedex, com a data de postagem até 15 de novembro de 2011.

A prova seletiva será aplicada no dia 06/02/2012, das 8 às 13 horas.O resultado da seleção acontecerá no dia 10/02/2012, no site do Mestrado em Modelagem Matemática, http://www.unijui.edu.br/ppgmm e na secretaria do curso pelos telefones: (55) 3332-0205 ou (55) 3332-0223.