Professores do Campus Panambi publicam artigo em congresso internacional - Unijuí

Professores do Campus Panambi publicam artigo em congresso internacional

Os professores doutores do Curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ, Campus Panambi, Luiz Antônio Rasia, Antonio Carlos Valdiero e Luis Antonio Bortolaia (DCEEng/UNIJUÍ) publicaram o artigo “electronic card design for inclination automatic control unit in self propelled grain harvesters”, nos Proceedings of COBEM 2011, que ocorreu no período de 24 a 28 de outubro, em NATAL-RN.

Neste trabalho está sendo desenvolvido um dispositivo para aplicações em agricultura de precisão usando sistemas embutidos com tecnologia de “smart sensors”. Neste mesmo evento o professor Luiz Antônio Rasia publicou em colaboração com o professor Humber Furlan, da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC; e a pesquisadora do IeAV- Instituto de Estudos Avançados do CTA/ITA – Centro Técnico Aeroespacial de São José dos Campos-SP, PhD. Mariana Amorim Fraga; o artigo “evaluation of the performance of piezoresistive strain sensors based on different semiconductor thin films”. Neste último trabalho estão sendo desenvolvidos sensores de pressão utilizando novos materiais tipo DLC – Diamond Like Carbon e ITO – Oxide Tin Indio para aplicações aeroespaciais onde os dispositivos devem operar em ambientes não convencionais.

Atualmente, o curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ desenvolve vários projetos e parcerias com instituições e universidades com o objetivo de qualificar as atividades de ensino e pesquisa com apoio financeiro de empresas e de órgãos de fomento, propiciando um ambiente diferencial ao desenvolvimento da capacidade criativa e empreendedora de acadêmicos de graduação em engenharia e do mestrado em modelagem matemática.