Seminário sobre aleitamento materno discute aspectos profissionais da prática - Unijuí

Seminário sobre aleitamento materno discute aspectos profissionais da prática

Aprofundar aspectos anatômicos, fisiológicos e psicoemocionais da amamentação, assim como atitudes e condutas para preparar as mamas durante a gestação foram os principais objetivos do Seminário sobre Aleitamento Materno, dentro da disciplina de Enfermagem em Saúde da Criança e da Mulher, do 7º semestre do curso de Enfermagem da UNIJUÍ.

O curso é as formas de auxiliar a mulher e familiares depois do nascimento, quanto ao posicionamento correto para mamar, o que fazer nas dificuldades como nas fissuras mamilares, mastite ou bebê sonolento. O seminário ocorre antes de iniciarem as práticas docentes nos serviços de saúde. De abril até julho os estudantes, professores e enfermeiras responsáveis pelas disciplinas desenvolvem atividades práticas nos serviços de saúde do município, na rede básica, unidades de saúde do Centro Social Urbano e Penha e nos hospitais nas unidades obstétricas, neonatal e pediátrica, com o objetivo de vivenciar a relação entre teoria e prática.

A professora Arlete Roman afirma que a norma do Ministério da Saúde que diz que “Amamentar é um ato pessoal, incentivar uma atitude profissional”, os docentes e estudantes de Enfermagem se dedicaram a temática do aleitamento, fortalecendo relações interpessoais e trocas de saberes.