UNIJUÍ seleciona primeira estudante para o Programa Ciência Sem Fronteira - Unijuí

UNIJUÍ seleciona primeira estudante para o Programa Ciência Sem Fronteira

Rafaela Heming estudará um ano na Universidade de Leipzig, Alemanha, a partir de setembro de 2012

A estudante do 7º semestre do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Rafaela Heming, é a primeira acadêmica da UNIJUÍ a participar do Programa Ciência Sem Fronteiras. Ela irá estudar um ano na Alemanha, com todas as despesas pagas.

Rafaela vai estudar na Universidade de Leipzig e se diz muito feliz com a oportunidade. “Pude me candidatar a três universidades maravilhosas, e em primeira opção coloquei a Universidade Leipzig, que só tinha três vagas disponíveis para o programa. Esta é a universidade onde estudaram Bach, Goethe, Nietzsche, Angela Merkel. Graças a Deus, recebi a resposta dia 17 de abril que fui selecionada justamente para minha 1ª opção, a Universidade Leipzig! Para falar a verdade, eu até agora não acredito”, comenta Rafaela.

A estudante já passou um período na Alemanha, por meio de uma bolsa do DAAD (Serviço de Intercâmbio Alemão), com um curso voltado a acadêmicos que desejam futuramente fazer pós-graduação na Alemanha. “Enquanto eu estava morando lá, recebi um e-mail afirmando que as candidaturas para o programa Ciência sem Fronteiras para a Alemanha haviam sido prorrogadas. Assim, fiz minha candidatura via internet. Voltei da Alemanha e continuei meu 7º semestre aqui, normalmente, tinha até mesmo esquecido dessa candidatura individual, quando saiu a seleção”, recorda.

Troca cultural

Rafaela conta que a experiência de morar com pessoas de diversas partes do mundo é inexplicável. “Foi uma experiência incrível. Superou todas as expectativas que eu havia criado. Conheci pessoas incríveis, uma cultura muito diferente, mas com características muito admiráveis. Cresci muito com a experiência de morar com pessoas de todo o mundo (Egito, Suíça, Alemanha...) além das de diferentes partes do Brasil. Então, de volta ao Brasil, um grande sonho que foi se criando foi de poder retornar a esse país com tanta oportunidade de estudo e acesso a cultura tão fácil. Ainda em abril, recebi a resposta de que havia sido selecionada pelo Governo Federal para o programa que visa enviar 74 mil acadêmicos brasileiros para as melhores universidades de todo o mundo, e isso é muito gratificante”.

A nova jornada de Rafaela na Alemanha tem início em julho, com um curso de dez semanas de aula de alemão, depois ela faz dois semestres do curso Medien, que equivale ao estudo das mídias do curso de Comunicação Social.

Alunos interessados em concorrer à bolsa do Programa Ciência Sem Fronteiras devem ter nota média de 80 pontos, ao menos; ter superado entre 20 e 90% dos créditos de seu curso acadêmico, e ter a proficiência requerida no idioma de instrução da universidade de destino.

Outras informações podem ser obtidas no site do Programa Ciências sem Fronteira e no Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, eri@unijui.edu.br.