‘Aprendizagem Humana e Diversidade Cultural’ abre XV Enaced - Unijuí

‘Aprendizagem Humana e Diversidade Cultural’ abre XV Enaced

Evento, que teve abertura oficial na noite desta segunda-feira, segue até sexta-feira, no Campus Santa Rosa

A UNIJUÍ Campus Santa Rosa abriu na noite desta segunda-feira o XV Encontro Nacional de Educação (Enaced) e Ciclo de Estudos da Pedagogia. O objetivo do evento é refletir e problematizar o papel e a função da escola enquanto espaço educativo, responsável pelo processo de ensinar e aprender e de aprender e ensinar.

A solenidade oficial teve a presença do Pró-Reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Pedro Luis Büttenbender, da Secretária Municipal de Educação de Santa Rosa, Rosane Fritz de Almeida, representante da 17ª Coordenadoria Regional de Educação, Sandra Bubanz Silva, coordenadora do Curso de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, Helena Callai, diretora regional do Sinpro/RS, Naíma Wadi, da coordenadora do Curso de Pedagogia da UNIJUÍ em Santa Rosa e coordenadora do XV Enaced, Hedi Maria Luft, e da acadêmica do curso de Pedagogia, representando os alunos da Universidade, Raquel Stroff.

No ato os professores destacaram a importância de debater o papel da educação na sociedade atual. Para a professora Hedi Maria Luft, coordenadora do evento, nas comemorações dos 55 anos do curso de Pedagogia da UNIJUÍ, há uma grande urgência, após 15 anos de Enaced, em lembrar de uma temática complexa na escola de hoje que é a diversidade cultural: “este evento entende a diversidade como as diferenças de cada ser humano. Faltam na educação mais subsídios para dar conta da complexidade que é a diversidade dos alunos na escola atual. Temos cada vez mais clareza disto”.

Acadêmicas do curso de Pedagogia representaram a música ‘Saiba’, de Arnaldo Antunes, provocando uma reflexão sobre a diversidade de infâncias assistidas pelos professores nas escolas. Em seguida, o público de cerca de 300 pessoas assistiu o painel ‘Aprendizagem Humana e Diversidade Cultural’ abordado pelos palestrantes Dr. Otávio Aloísio Maldaner e Dra. Anna Rosa Santiago. A mesa foi coordenada pelo professor do curso de Pedagogia da UNIJUÍ, professor Celso Martinazzo.

Amanhã ocorre palestra com a Dra. Lilian Zieger, com o tema ‘Escola, Currículo e Cultura: a construção do processo educativo na perspectiva da multiculturalidade’. As atividades seguem até sexta-feira. A programação completa pode ser conferida no site www.unijui.edu.br/enaced. O evento é uma promoção da Unijuí, através do Departamento de Humanidades e Educação, com apoio da FAPERGS, Prefeitura Municipal de Santa Rosa, Sinpro RS, Governo do Estado e CPERS Sindicato. Mais informações pelo fone 55 3511-5232 ou pelo e-mail enaced@unijui.edu.br.