Alunos do curso de Nutrição participam de viagem de estudos - Unijuí

Alunos do curso de Nutrição participam de viagem de estudos

Conhecer as instalações e o funcionamento dos equipamentos de segurança alimentar em uma usina de laticínios e no Restaurante Popular e Banco de Alimentos, em Santa Maria, foram os objetivos da viagem de estudos realizada por acadêmicos do curso de Nutrição da UNIJUÍ, no dia 30 de maio.

Foram observadas as relações com as políticas de segurança alimentar e os programas de alimentação e nutrição desta área, que são coordenados por nutricionistas. A atividade faz parte da disciplina de Nutrição em Saúde Coletiva, do 5º semestre do curso, e contou com a participação de alunos de outros semestres. A viagem foi acompanhada pelas professoras Maristela Busnello e Nádia Oliveira.

Foram visitados dois equipamentos de segurança alimentar operados no Município de Santa Maria. A Usina de Laticínios instalada no Campus da Universidade Federal de Santa Maria, operada pela Cooperativa de Agricultores - Cooperterra. A Usina beneficia leite produzido em diversos assentamentos da região e produz leite, bebida láctea, iogurte e queijo, abastecendo a Alimentação Escolar de diversos municípios da região Central e Noroeste.

Os acadêmicos conheceram ainda as instalações do Restaurante Popular e Banco de Alimentos da cidade de Santa Maria/RS. Este equipamento fornece aproximadamente 950 refeições/dia no almoço e é coordenado pela ONG – Comitê Gaucha da Cidadania. Além da visita o grupo foi recebido pelas nutricionistas e equipe técnica da Diretoria de Segurança alimentar do município que explanaram a respeito da atuação da diretoria e das ações dos diversos equipamentos de segurança alimentar do município.