Alunas da UNIJUÍ participam de doutorado sanduíche - Unijuí

Alunas da UNIJUÍ participam de doutorado sanduíche

Jaqueline Ritter está na Universidade Autônoma de Madrid

Elisabete Andrade está em Portugal

Duas doutorandas, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, iniciaram o estágio de doutorado sanduíche na Europa, no mês passado.

O Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE, é um programa institucional da CAPES com o objetivo de apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior (IES) e de Pesquisa que possuam curso de doutorado com nota igual ou superior a três, obtida na última Avaliação Trienal. As bolsas são destinadas aos alunos regularmente matriculados nos cursos de doutorado das IES participantes.

Cinco alunos do Doutorado em Educação nas Ciências foram contemplados com a bolsa. As doutorandas Elisabete Andrade e Jaqueline Ritter viajaram para a Europa no final de junho, para em julho dar início as suas atividades. Os próximos três alunos iniciarão as atividades de bolsista no mês de setembro.

Elisabete Andrade, orientanda da professora Helena Copetti Callai, está na Universidade de Lisboa, em Portugal, com a co-orientação do Prof. Dr. Sergio Claudino Nunes. Sua tese tem por tema  “Formação Continuada de professores: espaços – tempos de constituição da docência”

Jaqueline Ritter, orientanda do professor Otávio Aloísio Maldaner, está na Universidade Autônoma de Madrid – UAM - em Madrid, com a co-orientação do professor Alfonso Garcia De La Vega, estudando a legislação européia e entrevistando professores que atuam na formação docente. A doutoranda busca pelas raízes teóricas atuais que orientam o desenvolvimento de um currículo por competências e habilidades na Espanha e na Comunidade européia. O processo de recontextualização das políticas de currículo no Brasil, com vistas ao desenvolvimento de competências, é temática central da tese que desenvolve.