Curso de Educação Física comemora inserção de seus egressos em programas de Mestrado - Unijuí

Egressos estão inseridos em programas na UFSM e na Ufrgs

O Curso de Educação Física da UNIJUÍ está comemorando a recente aprovação de três egressos em processos de seleção para Programas de Mestrado, um na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e outros dois na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Douglas dos Santos Taborda, egresso de 2010, iniciou no primeiro semestre no Curso de Mestrado em Educação Física da UFSM, tendo como linha de pesquisa “Aspectos Sócio-Culturais e Pedagógicos da Educação Física” e área de concentração em Pedagogia do Esporte. Seu orientador é o professor Dr. João Francisco Magno Ribas e o co-orientador o professor Dr. Elenor Kunz.

Douglas pretende ampliar e aprofundar a temática do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que aborda a teoria da transferência do conhecimento e a mudança de paradigma da forma de ensinar os esportes coletivos. O estudo é fundamentado na teoria da praxiologia motriz, que é a ciência que estuda as ações motrizes em qualquer prática esportiva ou lúdica.

Outra mestranda é Giliane Dessbesell, egressa do primeiro semestre deste ano e que em agosto começa a cursar o Programa de Mestrado em Ciências do Movimento Humano, na Ufgrs. A linha de pesquisa é Práticas Pedagógicas em Educação Física e o orientador será o professor Dr. Alex Fraga. Giliane também pretende dar continuidade ao estudo começado pelo TCC, pesquisando sobre os sentidos atribuídos pelos professores de Educação Física ao referencial curricular do Rio Grande do Sul. Isto porque o ensino de Educação Física seguia uma linha de trabalho que atualmente é bem diferenciada, com a inclusão da mesma como uma disciplina. Durante muito tempo a aula de Educação Física na escola foi vista como hora de lazer ou momento de trabalhar o corpo, desenvolvendo apenas a função física. Atualmente a Educação Física é considerada disciplina integrante do projeto pedagógico da escola. Segundo Giliane, esta é uma questão nova que está exigindo, para muitos professores da área, uma quebra de paradigma.

Robson Machado Borges, egresso do curso em 2009, também começa em agosto a cursar o Programa de Mestrado em Ciências do Movimento Humano, na Ufgrs. Os estudos iniciados pelo TCC, na graduação, também terão continuidade com uma pesquisa/ação sobre a formação continuada de professores, tentando identificar os motivos pelos quais eles trabalham o ensino dos esportes de tal forma.

Para os egressos, agora mestrandos, o Curso de Educação Física da UNIJUÍ é um bom exemplo, pois trabalha com um currículo voltado à formação pedagógica, que trabalha o sujeito como um todo, proporcionando aos acadêmicos uma formação mais ampla. Esta característica permite a inserção dos egressos nos mais diversos programas de mestrado na área, pois a formação acadêmica dá suporte para que o profissional saia apto a pensar na Educação Física dentro do contexto escolar, ou até mesmo fora deste, como uma ciência que vai além do movimento e um professor que tenha algo mais a ensinar do que a simples prática de um esporte por repetição.