Egressos da UNIJUÍ têm artigo premiado em evento internacional - Unijuí

Egressos da UNIJUÍ têm artigo premiado em evento internacional

Júlio Cezar Beal(esquerda), Dionatan Tietzmann(direita)

“Os egressos do curso de Informática da UNIJUÍ, Dionatan Tietzmann, atualmente professor do curso de Ciência da Computação e Analista de Sistemas da UNIJUÍ, e Júlio Cezar Beal, atualmente chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas da UNIJUÍ, foram premiados por apresentarem o melhor artigo no Workshop Internacional de Software Livre (WSL).”

O trabalho deles foi destaque entre os somente vinte artigos selecionados de todo o mundo, dentre os quais, os quatro melhores apresentaram pôsteres.

O WSL encoraja a submissão de trabalhos que façam pesquisa sobre o ecossistema do software livre, oferecendo a oportunidade para que professores, pesquisadores, estudantes e demais profissionais apresentem trabalhos de cunho científico desenvolvidos em seus centros de pesquisa, empresas ou universidades, que usem, produzam, compartilhem, divulguem e/ou pensem o software livre.

O evento é acadêmico e científico, com periodicidade anual e integra o Fórum Internacional Software Livre (fisl). Acontece desde 2000 em Porto Alegre. Neste ano, o fisl ocorreu entre os dias 25 e 28 de julho no centro de eventos da PUCRS.

O trabalho apresentado foi “Uma extensão do Eclipse para auxiliar na refatoração de código sequencial em código paralelo com OpenMP”, gerando funcionalidade para a ferramenta Eclipse, o que possibilita a identificação de possíveis problemas, colaborando com o trabalho do programador. A ferramenta foi testada em um programa de previsão do tempo do Cptec/Inpe e mostrou sua eficiência.

Dionatan explica que o trabalho foi embasado em sua dissertação de mestrado na UFSM e que deve ter continuidade com a pós-graduação de Julio Beal que irá aprofundar o mesmo tema.“Esta premiação vem coroar o trabalho desenvolvido durante o mestrado. O fato de o artigo ter sido aceito no WSL já foi muito gratificante, imagina sendo premiado como o melhor artigo do evento. Isso mostra que, com muita dedicação e trabalho, podemos alcançar nossos objetivos e até transcender os resultados esperados.”

Para Júlio o evento foi muito gratificante, bem como a continuidade de um trabalho que já tem resultados. “O evento trouxe muitas culturas, todas voltadas ao software livre, trazendo diversas ferramentas de apoio e é muito gratificante poder integrar e dar continuidade aprofundando um trabalho importante e com resultados”.