UNIJUÍ e UNICRUZ oferecem mestrado em parceria na área da saúde - Unijuí

UNIJUÍ e UNICRUZ oferecem mestrado em parceria na área da saúde

Vice-Reitora, Evelise Berlezi, comemora a aprovação do mestrado pela Capes

A Capes aprovou nesta quarta-feira, 18, o Mestrado em Atenção Integral à Saúde que será efetivado em parceria entre UNIJUÍ e UNICRUZ. O curso será oferecido a partir de abril de 2014.

Conforme a Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ, Evelise Berlezi, a expectativa é de uma grande demanda para esta nova oferta. “Este mestrado vem qualificar os profissionais de diferentes áreas da saúde por sua característica interdisciplinar e também poderá qualificar recursos humanos para o curso de medicina. Estamos muitos felizes com a aprovação desta proposta pioneira, pois a associação se deu de forma muito positiva, centrada no diálogo de professores e dirigentes e se concretiza em algo diferenciado”, ressalta a Vice-Reitora.

Para o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, somar esforços é uma das características das universidades comunitárias. “Esta iniciativa vem fortalecer o caráter comunitário das duas instituições e demonstrar a capacidade das comunitárias de não se verem como concorrentes, mas somarem forças, não por meio da compensação de fragilidades, mas sim de fortalecer aspectos positivos das universidades”.

Como será o Mestrado em Atenção Integral à Saúde

A proposta foi organizada em duas linhas de pesquisa: Processos saúde-doença-cuidado, que investiga a atenção à saúde, nas diferentes fases do curso da vida; e Processos químicos e biológicos em saúde, que desenvolve pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar, com biomarcadores por meio de estudos in vitro, com modelos animais e com seres humanos.

As aulas devem acontecer nas duas instituições. Os professores do programa são docentes dos cursos da área da Saúde da UNICRUZ e da UNIJUÍ e o diploma também será registrado nas duas universidades.